25 de jan 2025
EUA deporta 265 guatemaltecos e México se prepara para receber mais imigrantes expulsos
O governo dos EUA iniciou deportações em massa, incluindo guatemaltecos. O México negou pouso de avião militar dos EUA com deportados, mas cooperará. Mais de cinco mil militares dos EUA serão enviados à fronteira com o México. A deportação em massa gera preocupações na América Central sobre remessas. O governo mexicano prepara abrigos para deportados, mas não confirma acordos.
Imigrantes que cruzaram a fronteira entre EUA e México antes de serem detidos pelo serviço de imigração americano (Foto: Ed JONES / AFP)
Ouvir a notícia:
EUA deporta 265 guatemaltecos e México se prepara para receber mais imigrantes expulsos
Ouvir a notícia
EUA deporta 265 guatemaltecos e México se prepara para receber mais imigrantes expulsos - EUA deporta 265 guatemaltecos e México se prepara para receber mais imigrantes expulsos
Um total de 265 guatemaltecos foi deportado pelos Estados Unidos na última sexta-feira, em meio a uma nova ofensiva contra a migração irregular sob a administração de Donald Trump. O governo mexicano, embora não tenha confirmado um acordo formal com os EUA, expressou disposição para cooperar na recepção de deportados. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou que o México aceitou um recorde de quatro voos de deportação em um único dia, mas o governo mexicano não confirmou a chegada das aeronaves.
Os deportados foram recebidos no Centro de Recepção de Repatriados na Guatemala, onde a vice-presidente Karin Herrera fez uma visita. O Pentágono confirmou que dois aviões militares e um particular transportaram os deportados, mas não esclareceu se entre eles estavam os 538 imigrantes irregulares mencionados pela Casa Branca. Trump, que prometeu endurecer a política de imigração durante sua campanha, declarou estado de emergência na fronteira com o México e assinou decretos migratórios logo após assumir a presidência.
A Secretaria de Relações Exteriores do México reafirmou sua abertura para receber cidadãos mexicanos deportados, mas não confirmou a mobilização de 30 mil guardas nacionais na fronteira, como mencionado pela Casa Branca. Além disso, o governo mexicano está construindo abrigos para os deportados e se comprometeu a oferecer assistência humanitária. A situação na Cidade do México é crítica, com cerca de 1.700 imigrantes vivendo nas ruas, o que gerou protestos.
A deportação em massa levanta preocupações entre os governos da América Central, já que as remessas dos migrantes representam cerca de 25% do PIB em países como Honduras e El Salvador. O governo da Guatemala anunciou um plano para reintegrar os deportados ao mercado de trabalho, enquanto a política de imigração dos EUA continua a ser um tema central nas relações entre os dois países.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.