Política

Hamas anuncia libertação de três reféns israelenses e reafirma cessar-fogo em Gaza

O Hamas confirmou a libertação de três reféns israelenses neste sábado. Os reféns são Iair Horn, Sagui Dekel Chen e Alexander Troufanov, sequestrados em outubro. A situação é tensa, com Israel ameaçando retomar ataques se os reféns não forem entregues. Até agora, 21 reféns foram libertados e 369 prisioneiros palestinos serão soltos. O acordo de cessar fogo, iniciado em janeiro, enfrenta desafios e possíveis violações.

Reféns serão libertados neste sábado, 15. (Foto: Stand With Us/Twitter)

Reféns serão libertados neste sábado, 15. (Foto: Stand With Us/Twitter)

Ouvir a notícia

Hamas anuncia libertação de três reféns israelenses e reafirma cessar-fogo em Gaza - Hamas anuncia libertação de três reféns israelenses e reafirma cessar-fogo em Gaza

0:000:00

O grupo radical palestino Hamas anunciou a libertação de três reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo com Israel, em vigor desde 19 de janeiro. Os reféns são Iair Horn, de 46 anos, Sagui Dekel Chen, de 36, e Alexander (Sasha) Troufanov, de 29. Todos foram sequestrados no kibutz Nir Oz durante os ataques de 7 de outubro de 2023. A liberação está prevista para este sábado, em meio a crescentes tensões sobre o cumprimento do pacto.

Na segunda-feira, o Hamas havia informado que adiaria a libertação de novos reféns devido a supostas violações do acordo por parte de Israel. Um porta-voz do grupo citou atrasos na permissão para que palestinos deslocados retornem ao norte de Gaza e ataques aéreos como razões para a suspensão. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ameaçou retomar os ataques caso os reféns não fossem entregues até o meio-dia de sábado.

Até o momento, 21 reféns e mais de 730 prisioneiros palestinos foram libertados na primeira fase do cessar-fogo, que prevê um total de três trocas. Com a nova liberação, 369 palestinos estarão livres, incluindo 36 que cumpriam penas perpétuas. Na trégua anterior, em novembro de 2023, 105 reféns foram soltos, além de 210 mulheres e crianças palestinas.

Os três reféns libertados são civis com dupla nacionalidade. Horn foi sequestrado junto com seu irmão, que permanece em cativeiro. Troufanov estava com sua família, que já foi libertada, enquanto Dekel Chen foi capturado durante uma reforma em um ônibus. A situação do cessar-fogo permanece delicada, com a possibilidade de novas tensões entre as partes envolvidas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela