10 de mar 2025
Coreia do Norte lança mísseis balísticos em resposta a exercícios militares de Seul e Washington
A Coreia do Norte lançou múltiplos mísseis balísticos em resposta a exercícios militares. Os mísseis foram disparados da província de Hwanghae em direção ao Mar Amarelo. O regime criticou as manobras como provocativas, alertando para riscos de guerra. O exercício "Escudo da Liberdade" se estenderá até 20 de março, com simulações. A tensão na península aumenta, refletindo a postura militar de ambos os lados.
A Coreia do Norte, que detém armas nucleares, durante teste de um novo míssil (Foto: AFP/KCNA VIA KNS)
Ouvir a notícia:
Coreia do Norte lança mísseis balísticos em resposta a exercícios militares de Seul e Washington
Ouvir a notícia
Coreia do Norte lança mísseis balísticos em resposta a exercícios militares de Seul e Washington - Coreia do Norte lança mísseis balísticos em resposta a exercícios militares de Seul e Washington
Nesta segunda-feira, a Coreia do Norte lançou múltiplos mísseis balísticos não identificados em direção ao Mar Amarelo, conforme informou o exército sul-coreano. O disparo ocorreu simultaneamente ao início do exercício militar conjunto entre Coreia do Sul e Estados Unidos, denominado Escudo da Liberdade. O Estado-Maior Conjunto sul-coreano detectou os mísseis às 13h50 (hora local), originados da província de Hwanghae. O exército sul-coreano afirmou que fortalecerá a vigilância e manterá uma postura de alerta total em cooperação com os EUA.
A Coreia do Norte criticou as manobras, classificando-as como um "ato provocador" que poderia resultar em uma guerra com um único disparo acidental. O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte alertou que as manobras conjuntas representam um "perigoso ato provocativo" e podem desencadear uma confrontação. Este foi o primeiro teste de mísseis balísticos desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca em 20 de janeiro.
Os mísseis lançados são de curto alcance, com uma distância operacional inferior a 300 quilômetros. As resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de realizar lançamentos com tecnologia de mísseis balísticos, mas o país frequentemente ignora essas restrições. Em 2022, a Coreia do Norte realizou mais de 40 lançamentos de diversos tipos de mísseis.
O exercício Escudo da Liberdade se estenderá até 20 de março e incluirá simulações de guerra total. O governo dos EUA anunciou que serão realizados 16 ensaios em várias áreas, como terra, mar, ar, ciberespaço e espaço exterior. Apesar de os dois exércitos afirmarem que as manobras são defensivas, a Coreia do Norte considera que essas ações refletem a "histeria militar" dos EUA e são uma "maior provocação militar do ano", exigindo uma resposta mais contundente para dissuadir ameaças nucleares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.