Política

Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias em reunião com os EUA na Arábia Saudita

Os EUA suspenderam a pausa no compartilhamento de inteligência com a Ucrânia. A Ucrânia aceitou um cessar fogo de 30 dias, que pode ser estendido. A decisão foi anunciada após reunião de nove horas na Arábia Saudita. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, levará a proposta à Rússia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considerou o cessar fogo positivo.

(Foto: Gerald Herbert/AP)

(Foto: Gerald Herbert/AP)

Ouvir a notícia

Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias em reunião com os EUA na Arábia Saudita - Ucrânia aceita cessar-fogo de 30 dias em reunião com os EUA na Arábia Saudita

0:000:00

Os Estados Unidos anunciaram a suspensão imediata da pausa no compartilhamento de inteligência e a retomada da assistência de segurança à Ucrânia, conforme uma declaração conjunta divulgada após uma reunião de nove horas em Jeddah, na Arábia Saudita. O comunicado, compartilhado pelo Departamento de Estado americano, destaca que os EUA irão levantar a pausa no compartilhamento de informações e reiniciar a ajuda militar ao país europeu.

Durante as negociações, a Ucrânia concordou em aceitar um cessar-fogo imediato de 30 dias no conflito com a Rússia, que poderá ser estendido mediante acordo mútuo. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a proposta será apresentada aos russos, enfatizando que agora "a bola está no campo de Moscou".

O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, destacou que a reunião abordou detalhes sobre como a guerra poderá ser encerrada de forma permanente e as garantias de segurança a longo prazo para a Ucrânia. Waltz planeja discutir esses pontos com seu colega russo nos próximos dias, enquanto Rubio se reunirá com os ministros das Relações Exteriores do G7 para avançar nas negociações do cessar-fogo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que estava presente na Arábia Saudita, mas não participou das conversas, classificou o cessar-fogo como uma "proposta positiva". A expectativa é que as negociações avancem, buscando um entendimento que leve à paz na região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela