Política

Trump intensifica sanções à Rússia e discute cessar-fogo na guerra com a Ucrânia

A gestão Trump reativou sanções ao setor bancário e de petróleo da Rússia. Putin concordou com um cessar fogo de 30 dias, mas exige garantias concretas. Ucrânia aceitou proposta de cessar fogo dos EUA, que ainda precisa de aprovação russa. Trump discute concessão de territórios ucranianos à Rússia como parte das negociações. A Rússia busca garantir uma posição favorável nas negociações de paz, pressionando por compromissos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de uma cerimônia de assinatura e de uma coletiva de imprensa após uma reunião com seu colega bielorrusso, Alexander Lukashenko, em Moscou, Rússia. (Foto: Maxim Shemetov/Pool/Reuters)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de uma cerimônia de assinatura e de uma coletiva de imprensa após uma reunião com seu colega bielorrusso, Alexander Lukashenko, em Moscou, Rússia. (Foto: Maxim Shemetov/Pool/Reuters)

Ouvir a notícia

Trump intensifica sanções à Rússia e discute cessar-fogo na guerra com a Ucrânia - Trump intensifica sanções à Rússia e discute cessar-fogo na guerra com a Ucrânia

0:000:00

A gestão de Donald Trump anunciou a ampliação das sanções aos setores bancário e de petróleo e gás da Rússia nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2024. Segundo a CBS News, a Casa Branca não renovou uma pausa de 60 dias nos bloqueios aos sistemas de pagamento americanos, o que impede os bancos russos de realizar transações no setor de energia. Essa medida dificulta a compra de petróleo e gás russos por outros países. A CBS não forneceu detalhes sobre uma possível relação entre essa ação e a pressão para um cessar-fogo de 30 dias na guerra com a Ucrânia, proposta pelos EUA e já aceita por Kiev.

O presidente Vladimir Putin declarou que concorda com a ideia de um cessar-fogo, mas precisa discutir detalhes com os Estados Unidos. O acordo foi aceito pela Ucrânia em uma reunião na Arábia Saudita. Putin, que visitou a região de Kursk na quarta-feira, 12 de fevereiro, pediu maior agilidade das tropas russas para retomar o território ucraniano. Ele afirmou que um acordo deve resultar em uma "paz duradoura". Trump, por sua vez, mencionou que poderia pressionar a Rússia a aceitar a proposta, mas não detalhou suas ações em caso de negativa.

Trump também indicou que está discutindo com a Ucrânia a concessão de territórios à Rússia, afirmando que a proposta está sobre a mesa. Ele considerou a declaração de Putin promissora, mas incompleta, reiterando seu desejo por um cessar-fogo. A Rússia, por outro lado, expressou ceticismo em relação a um cessar-fogo temporário sem garantias concretas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acredita que os 30 dias de trégua poderiam ser usados para negociar um acordo de paz mais duradouro.

Enquanto isso, a Rússia busca uma posição vantajosa nas negociações de paz, apesar de estar tecnicamente vencendo a guerra. Putin, em sua visita a Kursk, ordenou que os comandantes acelerassem as operações. A Ucrânia, que surpreendeu ao capturar território russo em agosto de 2023, agora utiliza o controle sobre a região como moeda de troca nas negociações. A proposta de cessar-fogo ainda precisa da aprovação da Rússia e formalização entre as partes. Durante a reunião na Arábia Saudita, os EUA também anunciaram a retomada do compartilhamento de informações de inteligência e assistência de segurança à Ucrânia.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela