25 de mar 2025
Documentarista palestino Hamdan Ballal é agredido por soldados israelenses após ataque de colonos
Documentarista Hamdan Ballal, atacado por colonos israelenses, foi preso e espancado por soldados em Kiryat Arba. A situação é alarmante.
Hamdam Ballal, o documentarista palestino, segurando sua estatueta do Oscar (Foto: Mike Blake/Reuters)
Ouvir a notícia:
Documentarista palestino Hamdan Ballal é agredido por soldados israelenses após ataque de colonos
Ouvir a notícia
Documentarista palestino Hamdan Ballal é agredido por soldados israelenses após ataque de colonos - Documentarista palestino Hamdan Ballal é agredido por soldados israelenses após ataque de colonos
O documentarista palestino Hamdan Ballal foi agredido por colonos israelenses e, posteriormente, detido por soldados israelenses, que o espancaram em uma base militar. A informação foi divulgada pela defesa de Ballal, que relatou que ele passou a noite sendo agredido após ser algemado e vendado. Atualmente, ele se encontra detido na delegacia de polícia de Kiryat Arba, sem informações sobre sua liberação.
O ataque ocorreu no vilarejo de Susiya, na Cisjordânia, onde um grupo de 10 a 20 colonos mascarados agrediu Ballal. Segundo Yuval Abraham, co-diretor do documentário "Sem Chão", que venceu o Oscar de Melhor Documentário, Ballal estava ferido e sangrando quando soldados o prenderam, levando-o para a base militar. Desde então, seus familiares e colegas não têm notícias sobre seu paradeiro.
Ativistas judeus-americanos que estavam presentes no local relataram que os colonos atacaram os palestinos, lançando pedras e destruindo um tanque de água próximo à residência de Ballal. A Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram que houve um confronto, alegando que "vários terroristas" atacaram cidadãos israelenses, mas negaram que alguém tenha sido detido em uma ambulância.
Uma gravação de câmera de segurança mostra o momento em que colonos atacam o carro de Ballal. O documentário "Sem Chão" aborda a destruição da região de Masafer Yatta e está em exibição nos cinemas brasileiros, além de estar disponível em plataformas digitais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.