26 de abr 2025
EUA e Irã avançam em negociações sobre programa nuclear em encontro em Omã
Líderes dos EUA e Irã avançam em negociações sobre programa nuclear em Omã, mas diferenças persistem. Nova rodada de diálogos está marcada para a Europa.
Foto de um grupo de pessoas em uma manifestação em apoio à igualdade de direitos. (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
EUA e Irã avançam em negociações sobre programa nuclear em encontro em Omã
Ouvir a notícia
EUA e Irã avançam em negociações sobre programa nuclear em encontro em Omã - EUA e Irã avançam em negociações sobre programa nuclear em encontro em Omã
Líderes dos Estados Unidos e do Irã realizaram conversas sobre o programa nuclear iraniano em Omã, no último sábado. As discussões foram descritas como positivas, mas ainda existem diferenças significativas a serem resolvidas. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, lideraram as delegações.
As negociações, que duraram mais de quatro horas, foram consideradas produtivas. Um oficial da administração dos EUA afirmou que houve avanços em direção a um acordo, mas que ainda há muito a ser feito. Uma nova rodada de discussões está agendada para ocorrer em breve na Europa.
Araghchi destacou que, apesar do progresso, ainda existem diferenças em questões principais e detalhes. Ele se mostrou esperançoso, mas cauteloso em relação a um possível acordo. O ambiente das conversas foi descrito como calmo e organizado, com um foco maior em discussões técnicas e detalhadas em comparação a encontros anteriores.
As conversas ocorrem em um contexto de tensões persistentes entre os dois países, especialmente após a retirada dos EUA do Acordo Nuclear de 2015 (JCPOA) em 2018. Desde então, o Irã aumentou seu enriquecimento de urânio, chegando a níveis próximos de 90%, necessários para a fabricação de armas nucleares. O governo dos EUA, sob a administração de Donald Trump, havia ameaçado ações militares caso o Irã não aceitasse um acordo.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o país não aceita que o Irã enriqueça seu próprio material nuclear, defendendo a importação de urânio para um programa de energia civil. Por outro lado, o Irã reafirma que seu direito ao enriquecimento é inegociável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.