30 de abr 2025
Israel intensifica ataques em resposta a violência sectária contra a comunidade Druze na Síria
Israel intensifica ataques aéreos em Damasco após violência sectária contra a comunidade Druze, enquanto busca trégua entre facções.
Gunmen participam de um funeral para pessoas mortas mais cedo nesta semana em confrontos entre a comunidade drusa da Síria e as forças de segurança. (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Israel intensifica ataques em resposta a violência sectária contra a comunidade Druze na Síria
Ouvir a notícia
Israel intensifica ataques em resposta a violência sectária contra a comunidade Druze na Síria - Israel intensifica ataques em resposta a violência sectária contra a comunidade Druze na Síria
A situação na Síria se agrava com ataques aéreos israelenses em resposta a violência sectária. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel, Eyal Zamir, confirmou que os ataques visaram "operativos" que atacaram a comunidade Druze nos arredores de Damasco. A escalada de violência resultou em mortes de civis e forças de segurança.
Os ataques aéreos ocorreram após um aumento significativo de confrontos sectários. A Syrian Observatory for Human Rights (SOHR), um grupo de monitoramento baseado no Reino Unido, reportou que seis combatentes Druze foram mortos em combates na área. O governo sírio afirmou que suas forças estavam combatendo "grupos fora da lei" que atacaram seus soldados, resultando na morte de dezesseis deles.
A violência teve início após a circulação de um áudio que ofendeu o Profeta Muhammad, atribuído a um clérigo Druze, que negou a responsabilidade. O ministério do Interior sírio declarou que uma investigação preliminar o isentou de culpa. A comunidade Druze, que representa cerca de três por cento da população síria, vive majoritariamente em áreas como Ashrafiyat Sahnaya e Jaramana.
Tentativas de Trégua
Um oficial de segurança do governo sírio informou que estão sendo feitas tentativas para negociar uma trégua entre as forças governamentais e as milícias Druze. A residente de Ashrafiyat Sahnaya relatou que grupos extremistas atacam a cidade de várias direções, enquanto os moradores tentam resistir. Ela acusou o governo de facilitar a movimentação dos atacantes.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, afirmaram que uma mensagem clara foi enviada ao governo sírio. Eles exigem que a proteção da comunidade Druze seja garantida. Netanyahu já havia declarado que não toleraria ameaças à comunidade Druze no sul da Síria.
A situação continua tensa, com a possibilidade de novos confrontos. A comunidade Druze, que sempre foi um símbolo de coexistência pacífica, enfrenta agora um cenário de crescente sectarismo e violência.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.