Política

Bruno Lins se destaca como influente figura brasileira no Vaticano durante conclave

Bruno Lins, vice chefe do cerimonial da Santa Sé, é o brasileiro mais influente no Vaticano e participará do conclave que escolherá o novo papa.

Papa Francisco e Bruno Lins durante evento religioso em Maputo, em setembro de 2019 (Foto: Tiziana Fabi/AFP via Getty Images)

Papa Francisco e Bruno Lins durante evento religioso em Maputo, em setembro de 2019 (Foto: Tiziana Fabi/AFP via Getty Images)

Ouvir a notícia

Bruno Lins se destaca como influente figura brasileira no Vaticano durante conclave - Bruno Lins se destaca como influente figura brasileira no Vaticano durante conclave

0:000:00

O funeral do papa Francisco, realizado recentemente, destacou a presença de uma comitiva brasileira que incluiu figuras influentes no Vaticano. Monsenhor Bruno Lins, vice-chefe do cerimonial da Santa Sé, é considerado o brasileiro mais próximo do papa e terá um papel importante no conclave que se inicia amanhã.

Bruno Lins, de 45 anos, é membro da Arquidiocese do Rio de Janeiro e reside em Roma há dezesseis anos. Desde 2021, ele ocupa uma posição estratégica na Santa Sé, onde lida com questões diplomáticas e políticas. Sua influência é reconhecida, superando até mesmo a de cardeais votantes, devido ao acesso que possui a informações cruciais.

Além de Lins, o monsenhor Flávio Medeiros, cônego da Basílica de São Pedro, também estará presente durante o conclave. Medeiros, natural do Rio Grande do Norte, atua no Vaticano há 20 anos e é responsável por organizar rituais litúrgicos. Ambos os padres estão hospedados temporariamente em um colégio dentro do Vaticano, após deixarem a Casa Santa Marta, onde residiam.

Bruno Lins é descrito como um homem de lealdade e fé, com uma visão mais alinhada ao conservadorismo da Igreja. Ele já era influente como tradutor e continua a ser uma figura chave nas relações diplomáticas do Vaticano. Durante sua trajetória, Lins tem facilitado visitas de líderes mundiais ao papa, destacando a importância da Igreja em questões globais.

Os preparativos para o conclave incluem a presença de 133 cardeais, que chegarão ao Vaticano para a escolha do novo papa. Todos os envolvidos, incluindo Lins e Medeiros, estão sob um voto de silêncio, garantindo a confidencialidade das discussões e decisões que ocorrerão nas próximas semanas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela