07 de mai 2025
Força Aérea Brasileira altera rota de voo da primeira-dama devido a restrições aéreas
Janja, primeira dama, destaca ensino de português em Moscou antes da chegada de Lula para o Dia da Vitória, após complicações aéreas.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama, Janja, durante evento no Planalto. Janja partiu para a Rússia dias antes do presidente. (Foto: Adriano Machado/Reuters)
Ouvir a notícia:
Força Aérea Brasileira altera rota de voo da primeira-dama devido a restrições aéreas
Ouvir a notícia
Força Aérea Brasileira altera rota de voo da primeira-dama devido a restrições aéreas - Força Aérea Brasileira altera rota de voo da primeira-dama devido a restrições aéreas
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, chegou a Moscou no último sábado (3) para uma visita que antecede a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para a noite de terça-feira (6). A viagem de Janja enfrentou dificuldades com o espaço aéreo de países bálticos, que negaram autorização para o sobrevoo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) teve que alterar a rota do voo que transportava Janja e sua equipe, que deveria passar pela Letônia e Estônia. A mudança foi necessária devido à recusa desses países em permitir o uso de seu espaço aéreo, enquanto a Lituânia não respondeu ao pedido. O governo brasileiro obteve autorização de última hora para sobrevoar a Finlândia.
Visitas e Encontros
Durante sua estadia em Moscou, Janja visitou a Biblioteca de Língua Estrangeira, onde destacou a importância do ensino da língua portuguesa na Rússia. Em suas palavras, "há um crescente interesse dos russos em aprender nosso idioma", o que pode expandir as relações de cooperação entre Brasil e Rússia. A primeira-dama também participou de um evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Além da biblioteca, Janja teve encontros com a comunidade brasileira em Moscou e visitou o Teatro Bolshoi. Sua agenda foi planejada para abordar temas de educação e cultura, refletindo os acordos de cooperação entre os dois países.
Chegada de Lula
O presidente Lula deve se reunir com o presidente russo Vladimir Putin durante a comemoração do Dia da Vitória, que celebra os oitenta anos da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial. A comitiva presidencial incluirá ministros e outros servidores, que já tiveram seus afastamentos autorizados.
O governo brasileiro afirmou que o episódio envolvendo o voo de Janja não afetará a viagem de Lula, que seguirá conforme o planejado. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência confirmou que todas as autorizações necessárias foram obtidas para a viagem do presidente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.