Política

Ricardo Martinelli deixa embaixada e recebe asilo político na Colômbia após condenação

Ricardo Martinelli, ex presidente do Panamá, deixa embaixada nicaraguense e recebe asilo na Colômbia após condenação por lavagem de dinheiro.

Aris Martinez/Reuters/Arquivo (Foto: Aris Martinez/Reuters)

Aris Martinez/Reuters/Arquivo (Foto: Aris Martinez/Reuters)

Ouvir a notícia

Ricardo Martinelli deixa embaixada e recebe asilo político na Colômbia após condenação - Ricardo Martinelli deixa embaixada e recebe asilo político na Colômbia após condenação

0:000:00

Ricardo Martinelli, ex-presidente do Panamá, deixou a embaixada da Nicarágua em Panamá, onde estava refugiado há mais de um ano. Ele recebeu asilo político na Colômbia, com a aprovação do presidente Gustavo Petro. A informação foi divulgada pelo governo colombiano no último sábado.

Martinelli, condenado a 10 anos de prisão por lavagem de dinheiro em julho de 2023, buscou abrigo na embaixada após a confirmação de sua sentença. O governo da Nicarágua havia concedido asilo ao ex-presidente, que permaneceu na missão diplomática por mais de um ano. A Colômbia, por sua vez, enviou uma nota formal ao Panamá, informando que Martinelli receberia asilo e que o país havia autorizado sua passagem segura.

O ex-presidente, de setenta e três anos, governou o Panamá de 2009 a 2014, período marcado por crescimento econômico e grandes obras, como a construção do primeiro metrô da América Central. No entanto, sua administração foi envolvida em escândalos de corrupção e irregularidades financeiras. Em janeiro de 2023, ele foi sancionado pelos Estados Unidos por corrupção.

Martinelli alega que sua condenação foi motivada politicamente, especialmente após sua tentativa de concorrer a um novo mandato. Em 2023, ele conquistou a indicação de seu partido para a presidência, mas a condenação o tornou inelegível. Ele acabou apoiando seu vice, o atual presidente José Raúl Mulino. O governo panamenho não permitiu que Martinelli fosse transferido para a Nicarágua, onde havia recebido asilo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela