13 de mai 2025
Trump classifica Irã como 'força destrutiva' e oferece acordo para paz na região
Trump classifica o Irã como a "força mais destrutiva" do Oriente Médio e condiciona novo acordo a mudanças na liderança iraniana.
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa em fórum em Riad (Foto: Brian Snyder/REUTERS)
Ouvir a notícia:
Trump classifica Irã como 'força destrutiva' e oferece acordo para paz na região
Ouvir a notícia
Trump classifica Irã como 'força destrutiva' e oferece acordo para paz na região - Trump classifica Irã como 'força destrutiva' e oferece acordo para paz na região
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira que o Irã é a "força mais destrutiva" no Oriente Médio. Durante um discurso em Riad, ele acusou Teerã de ser responsável pela instabilidade na região e reafirmou que os EUA não permitirão que o país desenvolva armas nucleares.
Trump ofereceu um "aviso final" ao Irã, sugerindo que há uma possibilidade de um novo acordo, mas condicionando isso a mudanças na liderança iraniana. Ele afirmou que o Irã pode optar por continuar com seu "caos e terror" ou buscar um caminho para a paz.
O presidente americano expressou sua disposição para negociar, mas enfatizou que, se a liderança iraniana rejeitar essa oportunidade, os EUA não terão escolha a não ser "exercer pressão máxima e maciça." Ele também destacou a diferença entre a "visão construtiva" da Arábia Saudita e o que chamou de "colapso e sofrimento" causado pelos líderes iranianos.
Trump reiterou que o Irã "nunca terá uma arma nuclear" e que sua oferta de um acordo não será válida para sempre. A declaração ocorre em um contexto de crescente tensão entre os EUA e o Irã, que tem negado as acusações de desestabilização na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.