16 de mai 2025
Letônia alerta sobre infiltração de espiões russos entre cidadãos e dá orientações
Espiões russos podem estar infiltrados na Letônia, alerta o Serviço de Inteligência local. Risco de sabotagens na Europa aumenta.
Um soldado faz guarda enquanto helicópteros da Força Aérea Alemã se preparam para decolar no aeródromo de Pajuostis, em Panevezys, Lituânia (Foto: PETRAS MALUKAS / AFP)
Ouvir a notícia:
Letônia alerta sobre infiltração de espiões russos entre cidadãos e dá orientações
Ouvir a notícia
Letônia alerta sobre infiltração de espiões russos entre cidadãos e dá orientações - Letônia alerta sobre infiltração de espiões russos entre cidadãos e dá orientações
O Serviço de Inteligência e Segurança da Defesa da Letônia (MIDD) alertou sobre a possível infiltração de espiões russos entre os cidadãos letões. O órgão divulgou um guia para ajudar na identificação desses indivíduos, que podem apresentar comportamentos suspeitos, como falta de higiene, aparência desleixada e corte de cabelo militar. Além disso, é comum que carreguem kits médicos, mapas ou rádios.
Esse alerta vem após a Letônia já ter emitido orientações semelhantes há dois anos, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. O MIDD destacou que os espiões estão focados em infraestruturas críticas e instalações militares, com a intenção de realizar sabotagens, assassinatos direcionados ou incitar distúrbios. Os suspeitos podem atuar em grupos, disfarçados de trabalhadores humanitários ou residindo em áreas remotas.
Adaptação dos Métodos
O MIDD também ressaltou que, com o avanço das operações russas, a detecção de espiões se tornou mais difícil. A experiência ucraniana demonstrou que os serviços especiais da Rússia são capazes de se adaptar ao ambiente em que operam. “Os membros podem não corresponder visualmente ao perfil clássico de um sabotador,” afirmou a agência.
Casos recentes reforçam a preocupação com a segurança na Europa. Na quarta-feira, três cidadãos ucranianos foram detidos na Alemanha sob suspeita de planejar atentados a mando do Estado russo. O ministro do Interior do estado de Baden-Württemberg, Thomas Strobl, comparou o plano a um “abalo tectônico”, enfatizando a necessidade de adaptação a novas situações de risco.
Estado de Alerta
Países da União Europeia e da OTAN permanecem em estado de alerta devido à possibilidade de sabotagens russas. Isso ocorre em meio a uma série de ataques cibernéticos, incêndios criminosos e danos a cabos submarinos, todos atribuídos a Moscou, que nega as acusações. A situação exige vigilância constante e uma resposta coordenada entre os aliados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.