24 de mai 2025
Três oficiais de estaleiro são detidos após acidente na lançamento de destróier na Coreia do Norte
Acidente no lançamento de destróier na Coreia do Norte leva à detenção de três oficiais. Kim Jong Un classifica o fato como "ato criminal".
O destróier agora está deitado de lado coberto por grandes lonas azuis, mostram imagens de satélite. (Foto: Maxar)
Ouvir a notícia:
Três oficiais de estaleiro são detidos após acidente na lançamento de destróier na Coreia do Norte
Ouvir a notícia
Três oficiais de estaleiro são detidos após acidente na lançamento de destróier na Coreia do Norte - Três oficiais de estaleiro são detidos após acidente na lançamento de destróier na Coreia do Norte
Três oficiais do estaleiro de Chongjin, na Coreia do Norte, foram detidos após um acidente durante o lançamento de um novo destróier. O incidente ocorreu na quarta-feira, quando partes do fundo da embarcação de 5.000 toneladas foram danificadas, fazendo com que o navio ficasse desequilibrado. O líder do país, Kim Jong Un, classificou o ocorrido como um "ato criminal" e uma investigação está em andamento.
Os detidos incluem o engenheiro-chefe do estaleiro, o responsável pela construção e um gerente administrativo. A agência de notícias estatal KCNA informou que esses oficiais são considerados "responsáveis pelo acidente". Além disso, o gerente do estaleiro, Hong Kil Ho, foi convocado pelas autoridades. Imagens de satélite mostram o destróier tombado, coberto por lonas azuis, com parte da embarcação em terra.
Kim Jong Un criticou a situação, atribuindo o acidente a "absoluta negligência e irresponsabilidade". Ele afirmou que aqueles que cometeram erros serão responsabilizados em uma reunião plenária no próximo mês. A KCNA minimizou os danos, afirmando que não houve buracos no fundo do navio, embora tenha reconhecido que a parte estibordo foi arranhada e que um certo volume de água entrou na seção de popa.
Este acidente ocorre poucas semanas após a apresentação do destróier Choe Hyon, que Kim descreveu como um avanço na modernização da marinha norte-coreana. O novo navio deve ser implantado no início do próximo ano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.