30 de jun 2025

China detém pastores por participarem de conferências religiosas no exterior
Autoridades chinesas intensificam repressão a cristãos, classificando conferências religiosas como travessias ilegais e resultando em novas prisões.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
China detém pastores por participarem de conferências religiosas no exterior
Ouvir a notícia
China detém pastores por participarem de conferências religiosas no exterior - China detém pastores por participarem de conferências religiosas no exterior
A repressão a cristãos na China se intensificou, com autoridades classificando viagens a conferências religiosas como travessias ilegais. Essa medida resultou em novas prisões de pastores e fiéis, evidenciando o controle do regime comunista sobre a liberdade religiosa.
Bob Fu, representante da Voz dos Mártires Canadá, destaca que o governo utiliza essa terminologia legal para processar pastores. “Eles têm medo de citar que o suposto crime é participar de uma conferência de estudo bíblico”, afirma Fu. A repressão não é nova; em 2021, um pastor da província de Shanxi foi condenado a cinco anos de prisão por participar de um evento religioso no exterior.
Recentemente, cinco pastores foram sentenciados por viajarem à Malásia para uma conferência bíblica. Outros quatro cristãos também foram presos por participarem de eventos similares na Coreia do Sul e na Malásia. Fu observa que essa é uma nova tendência de isolamento da Igreja global pelo Partido Comunista Chinês.
Ameaças à liberdade religiosa
As novas medidas de segurança nacional incluem a análise da identidade religiosa dos cidadãos. Isso pode classificar cristãos, especialmente líderes, como potenciais ameaças à segurança. “Você seria proibido de viajar ou renovar seu passaporte”, alerta Fu.
Apesar do cenário desafiador, Fu ressalta que a comunhão dos cristãos na China permanece forte. “O Espírito Santo é nosso verdadeiro elo”, afirma. A Voz dos Mártires pede orações para fortalecer os cristãos que enfrentam a prisão e o isolamento físico da Igreja.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.