30 de jun 2025

Trump anuncia aumento de tarifas para países que exploram os EUA
Trump ameaça aumentar tarifas comerciais e destaca influência dos EUA sobre Canadá e União Europeia em coletiva na Casa Branca.

Donald Trump discursa durante reunião com os chanceleres da República Democrática do Congo e de Ruanda, no Salão Oval da Casa Branca, nesta sexta-feira, 27 (Foto: Andrew Caballero-reynolds/AFP)
Ouvir a notícia:
Trump anuncia aumento de tarifas para países que exploram os EUA
Ouvir a notícia
Trump anuncia aumento de tarifas para países que exploram os EUA - Trump anuncia aumento de tarifas para países que exploram os EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou, em coletiva na Casa Branca nesta sexta-feira, 27, que as tarifas comerciais aumentarão para países que se aproveitam dos Estados Unidos. Ele destacou o Canadá e a União Europeia como parceiros comerciais desafiadores. Ao abordar as negociações com o Canadá, Trump mencionou que os EUA têm uma influência significativa sobre o país vizinho, mas preferiu não utilizá-la. “Canadá é muito difícil de negociar. Todas as cartas estão na mesa”, afirmou.
Em relação à União Europeia, o presidente disse que as negociações são complicadas, alegando que o bloco foi criado para tirar vantagem dos EUA. “Europa entrou na mesa de negociação assim que mencionei as tarifas de 50%”, alertou Trump, que acredita que a UE aprenderá a ser mais educada em breve. Ele também destacou que há muito dinheiro entrando na economia americana devido às tarifas, além de realocação de empresas e investimentos.
Geopolítica e Conflitos
Trump comentou sobre sua relação com a Coreia do Norte, afirmando que está trabalhando para resolver conflitos globais. Ele mencionou que tem um bom relacionamento com o líder norte-coreano, Kim Jong Un. O presidente também expressou otimismo em relação à Otan, esperando que a Espanha aumente seus gastos com defesa nos próximos anos.
Sobre as tensões entre Índia e Paquistão, Trump revelou que ameaçou isolar comercialmente ambos os países para evitar um conflito nuclear. “Poderia ter sido um conflito nuclear, mas disse para eles que cancelaríamos todos os acordos comerciais”, afirmou. Ele elogiou os líderes dos dois países por concordarem em evitar a guerra.
Economia e Criptomoedas
Na esfera econômica, Trump afirmou que não considera o bitcoin como um investimento, mas está focado em fortalecer a indústria de criptomoedas nos EUA. Ele destacou que o bitcoin pode aliviar a pressão sobre o dólar. O presidente também defendeu seu projeto tributário, afirmando que pretende deixar os programas Medicare e Medicaid mais fortes, em contraste com as propostas dos democratas.
Trump encerrou a coletiva mencionando a assinatura de um tratado com a República Democrática do Congo e Ruanda, que ocorrerá nesta sexta-feira, às 16h. Ele também comentou sobre a intensificação de protestos contra a imigração na Califórnia, criticando a gestão do governador Gavin Newsom e sugerindo que a situação poderia ter sido pior sem a intervenção da Guarda Nacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.