02 de jul 2025

Brasil busca destaque na ONU e melhora a imagem do governo internacionalmente
Brasil defende priorização de recursos para os ODS em conferência da ONU e critica fluxo de capitais que prejudica países pobres.

Bárbarah Queiroz/Divulgação
Ouvir a notícia:
Brasil busca destaque na ONU e melhora a imagem do governo internacionalmente
Ouvir a notícia
Brasil busca destaque na ONU e melhora a imagem do governo internacionalmente - Brasil busca destaque na ONU e melhora a imagem do governo internacionalmente
Durante a 4ª Conferência da ONU sobre Financiamento para o Desenvolvimento, realizada em Sevilha, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, criticou o fluxo de capitais que prejudica países em desenvolvimento. Representando o presidente Lula, Macêdo destacou a necessidade de priorizar recursos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em vez de armamentos.
O ministro afirmou que "o atual fluxo de capitais, que retira recursos de países pobres e os envia aos ricos, é inaceitável e insustentável." Em sua fala, ele enfatizou o paradoxo entre os trilhões gastos em armamentos e a falta de recursos para combater a fome. Macêdo questionou: "Como financiar os ODS se o mundo prefere tanques a sementes?"
A participação do Brasil no evento, que contou com 15 mil participantes de 150 países, foi uma oportunidade para o governo brasileiro reforçar seu papel no Sul Global. A ausência de líderes do G7, exceto o presidente francês Emmanuel Macron e a presidente da Comissão Europeia, permitiu ao Brasil ocupar espaços diplomáticos e discutir temas como racismo, sexismo e justiça fiscal.
Diplomacia e Alinhamento
Além de suas declarações, Macêdo participou de reuniões bilaterais com a ministra alemã Reem Alabali-Radovan, abordando a COP 30, e com a diplomata saudita Deemah AlYahya, discutindo equidade de gênero e economia digital. O ministro ressaltou a importância de alinhar as políticas brasileiras com as expectativas globais, afirmando que "estamos alinhando o que fazemos no Brasil com o que o mundo espera."
Nos bastidores, a delegação brasileira saiu fortalecida do encontro. O impacto dessa nova postura internacional ainda será avaliado em termos de capital político no cenário interno, especialmente em relação ao Congresso.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.