Política

Esquerda realiza ato na Câmara para lembrar o êxodo palestino na criação de Israel

Câmara dos Deputados homenageia Nakba e discute direitos dos palestinos em evento com autoridades e líderes da comunidade palestina.

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouvir a notícia

Esquerda realiza ato na Câmara para lembrar o êxodo palestino na criação de Israel - Esquerda realiza ato na Câmara para lembrar o êxodo palestino na criação de Israel

0:000:00

A Câmara dos Deputados realizará, nesta quarta-feira, 2 de maio, uma homenagem aos 77 anos da Nakba, que marca a expulsão de palestinos de suas terras em 1948, após a criação do estado de Israel pela ONU. O evento, solicitado por 37 parlamentares, contará com a presença de autoridades e líderes palestinos.

Entre os convidados estão o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o ex-chefe do Itamaraty, Celso Amorim. Também participarão lideranças da comunidade palestina no Brasil, como o presidente da Federação Árabe-Palestina do Brasil, Ualid Rabah, e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.

A justificativa para a homenagem destaca que a aprovação do plano de partilha da Palestina pela ONU em 1947 desencadeou um processo de expulsão que resultou em centenas de milhares de palestinos no exílio. Atualmente, estima-se que existam 6,2 milhões de refugiados palestinos e seus descendentes, representando o maior contingente de refugiados do mundo.

O evento ocorrerá no plenário da Câmara, a partir das 11h. A solicitação foi liderada pelos deputados Paulo Pimenta e Lindbergh Farias, ambos do PT. A posição do governo Lula e dos partidos de esquerda em relação à situação em Gaza é frequentemente criticada pela oposição, que se alinha a Israel. O governo brasileiro condena os ataques israelenses e classifica a situação como genocídio contra o povo palestino, especialmente em Gaza, onde a maioria das vítimas são mulheres e crianças.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela