02 de jul 2025

Xi Jinping não participará da cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Li Qiang representará a China na cúpula do Brics, enquanto líderes de outras nações também não comparecerão, impactando as discussões.

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, durante a 10ª reunião anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), em Pequim, em 26 de junho de 2025 (Foto: Liu Bin/Xinhua)
Ouvir a notícia:
Xi Jinping não participará da cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Ouvir a notícia
Xi Jinping não participará da cúpula do Brics no Rio de Janeiro - Xi Jinping não participará da cúpula do Brics no Rio de Janeiro
O primeiro-ministro da China, Li Qiang, representará o país na 17ª cúpula do Brics, que ocorrerá de 5 a 8 de julho no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da China nesta quarta-feira, 2 de julho. O motivo da ausência do presidente Xi Jinping não foi esclarecido.
Além da China, outros líderes também não estarão presentes. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, já anunciaram suas ausências. Os presidentes da Turquia, Recep Erdogan, e do México, Claudia Sheinbaum, também optaram por enviar representantes em vez de comparecer pessoalmente.
Em fevereiro, o chanceler chinês, Wang Yi, havia informado que Xi enfrentava "dificuldades de agenda" para participar do evento. Essa situação ocorre após a visita de Xi ao Brasil em novembro, quando o presidente Lula rejeitou a adesão do Brasil à Iniciativa Cinturão e Rota, um projeto de investimento em infraestrutura que é uma prioridade para a China.
A cúpula do Brics é um importante fórum de cooperação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a ausência de líderes significativos pode impactar as discussões e decisões do encontro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.