Política

Macron pede respeito a Petro e critica simplificações da política atual

Macron defende respeito a Petro após críticas sobre desigualdade e vacinas, destacando a importância de unir esforços em meio à crise climática.

Gustavo Petro e Emmanuel Macron, na cúpula do G20, no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Gustavo Petro e Emmanuel Macron, na cúpula do G20, no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Ouvir a notícia

Macron pede respeito a Petro e critica simplificações da política atual - Macron pede respeito a Petro e critica simplificações da política atual

0:000:00

Durante a Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento em Sevilla, o presidente da França, Emmanuel Macron, exigiu respeito ao seu colega colombiano, Gustavo Petro. A declaração ocorreu após Petro criticar a desigualdade global e o acesso a vacinas durante a pandemia. Macron afirmou que não dá lições a líderes do sul e pediu um tratamento respeitoso.

Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, destacou a desigualdade no acesso a vacinas, mencionando que, enquanto muitos morriam na África, as vacinas chegavam primeiro a países como Estados Unidos e Europa. Ele criticou a mudança do foco das discussões internacionais, que antes eram sobre a crise climática e agora se concentram na migração.

O presidente colombiano também abordou a política europeia, afirmando que ela ignora a gravidade do aquecimento global. Ele argumentou que a migração deve ser vista como uma fonte de riqueza, não de pobreza, e reiterou a necessidade de transição para energias limpas, como solar e eólica.

A resposta de Macron foi de defesa. Ele afirmou que há políticos na Europa que combatem a extrema direita e que não estão obcecados pela migração. O presidente francês pediu que não se simplificasse a realidade política e ressaltou a importância de trabalhar juntos, baseando-se em dados e ciência.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela