Breaking News

06 de jul 2025

Israel ataca alvos Houthi no Iémen após mísseis disparados em resposta

Israel intensifica ataques aéreos no Iémen, visando portos e usinas dos houthis, que retaliam com mísseis em direção a Israel.

Israel afirma que o Galaxy Leader, um navio anteriormente sequestrado por rebeldes Houthi, estava entre os alvos - Foto: Mohammed Hamoud/Getty Images

Israel afirma que o Galaxy Leader, um navio anteriormente sequestrado por rebeldes Houthi, estava entre os alvos - Foto: Mohammed Hamoud/Getty Images

Ouvir a notícia

Israel ataca alvos Houthi no Iémen após mísseis disparados em resposta - Israel ataca alvos Houthi no Iémen após mísseis disparados em resposta

0:000:00

Israel lançou ataques aéreos na madrugada de segunda-feira, 7, contra portos e uma usina de energia no Iémen, controlados pelos rebeldes houthis. A ação foi uma resposta a um ataque anterior que danificou um navio comercial no Mar Vermelho. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou que os alvos incluíam o navio Galaxy Leader, sequestrado pelos houthis em 2023.

Após os ataques israelenses, mísseis foram disparados do Iémen em direção a Israel. A resposta dos houthis incluiu o uso de mísseis superfície-ar para interceptar os ataques, segundo um porta-voz do grupo. Sirenes soaram em várias regiões de Israel, mas os resultados da interceptação ainda estão sendo avaliados.

Os ataques israelenses focaram em três portos: Hudaydah, Ras Isa e Salif, além da planta de energia Ras Kanatib, que fornece eletricidade a cidades próximas. Katz afirmou que as operações fazem parte da "Operação Bandeira Preta" e advertiu que os houthis "continuarão a pagar um preço alto" por suas ações. Ele destacou que qualquer agressão contra Israel terá consequências severas.

Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, os houthis têm intensificado seus ataques, lançando mísseis em solidariedade aos palestinos e atacando navios comerciais no Mar Vermelho. O exército israelense justificou os ataques como uma resposta a "ataques repetidos" dos houthis, que estariam utilizando os portos para transferir armas do Irã.

A escalada de hostilidades entre Israel e os houthis reflete um cenário complexo, onde interesses regionais e segurança marítima estão em jogo. A situação no Mar Vermelho se agrava, com os houthis atacando mais de 100 embarcações desde novembro de 2023, impactando significativamente o comércio marítimo na região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela