08 de jul 2025
Brasil e Índia buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU
Brasil e Índia reforçam laços e pedem assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU durante visita de Narendra Modi a Brasília.

Lula recebeu Narendra Modi em Brasília (DF) nesta terça-feira 8. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Ouvir a notícia:
Brasil e Índia buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU
Ouvir a notícia
Brasil e Índia buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU - Brasil e Índia buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU
Durante a visita do primeiro-ministro indiano Narendra Modi a Brasília, Brasil e Índia solicitaram, nesta terça-feira, 8, assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A reunião entre Modi e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu após a participação dos líderes na cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.
Em uma declaração conjunta, ambos os mandatários reafirmaram o compromisso com uma reforma abrangente do Conselho de Segurança, enfatizando a necessidade de ampliar a representação do Sul Global. Lula destacou que é inaceitável que países como Brasil e Índia não tenham assentos permanentes no órgão. Modi, por sua vez, ressaltou a parceria entre as nações como um pilar de estabilidade em um mundo marcado por conflitos.
A cúpula do Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, também abordou a reforma do Conselho de Segurança, com apoio expresso da China e da Rússia às aspirações brasileiras e indianas. O Conselho tem enfrentado críticas por sua inação em crises como as da Ucrânia e Gaza, onde os vetos de potências permanentes têm impedido ações efetivas.
Além do pedido por assentos, Lula e Modi assinaram acordos bilaterais em áreas como combate ao terrorismo, energias renováveis e soluções digitais. O intercâmbio comercial entre Brasil e Índia alcançou 12 bilhões de dólares em 2024, consolidando a Índia como o décimo maior parceiro comercial do Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.