Breaking News

08 de jul 2025

Netanyahu propõe candidatura de Trump ao Nobel da Paz durante visita a Washington

Trump e Netanyahu discutem cessar fogo de 60 dias e relocação de palestinos, enquanto Israel planeja acampamento para 600 mil deslocados.

Trump e Netanyahu, sentados frente a frente, na cena na Casa Branca deste lunes. (Foto: Kevin Lamarque/REUTERS)

Trump e Netanyahu, sentados frente a frente, na cena na Casa Branca deste lunes. (Foto: Kevin Lamarque/REUTERS)

Ouvir a notícia

Netanyahu propõe candidatura de Trump ao Nobel da Paz durante visita a Washington - Netanyahu propõe candidatura de Trump ao Nobel da Paz durante visita a Washington

0:000:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reuniram na Casa Branca na última segunda-feira, 7 de outubro, para discutir um plano de cessar-fogo de 60 dias e a realocação de palestinos da Faixa de Gaza. O encontro ocorreu em meio a um conflito que já resultou em mais de 57.500 mortos em Gaza e uma crise humanitária sem precedentes.

Durante o jantar, Netanyahu entregou a Trump uma carta propondo sua candidatura ao Prêmio Nobel da Paz, elogiando seus esforços para a paz no Oriente Médio. O primeiro-ministro afirmou que Israel está buscando países dispostos a receber palestinos deslocados, destacando que "se as pessoas quiserem ficar, elas podem ficar, mas se quiserem ir embora, devem poder ir".

Trump expressou otimismo sobre a situação no Oriente Médio, afirmando que a região deve se acalmar. Ele também mencionou a recente operação militar contra instalações nucleares no Irã, que, segundo ele, foi um sucesso compartilhado. Ambos os líderes discutiram a possibilidade de um acordo que inclua a retirada de Israel de algumas áreas em troca da libertação de prisioneiros palestinos.

Proposta de Cessar-Fogo

A proposta de cessar-fogo inclui um intercâmbio de prisioneiros e a retirada de Israel de certas áreas. Trump acredita que a pressão sobre o Irã pode incentivar outros países a se juntarem aos Acordos de Abraão, que normalizaram relações entre Israel e várias nações árabes. Netanyahu mencionou que a guerra contra o Irã poderia abrir oportunidades para a estabilidade na região.

O plano de Trump conta com o apoio do Catar e do Egito, considerados essenciais para o sucesso das negociações. A proposta também estabelece que a entrega dos reféns não poderá ser televisionada, uma mudança em relação a tentativas anteriores de paz. Enquanto isso, Israel planeja estabelecer um acampamento em Rafah para acomodar até 600 mil palestinos, uma medida que Netanyahu defendeu como uma oportunidade para um futuro melhor para os habitantes de Gaza.

As negociações entre Israel e Hamas, mediadas pelos EUA, visam um acordo de cessar-fogo e a libertação de reféns em Gaza. A situação continua tensa, com a expectativa de que as negociações avancem nas próximas semanas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela