PolíticaInternacional

12 de ago 2025

Lula critica Bolsonaro e afirma que ele não entende democracia e política de direita

Lula critica Bolsonaro e defende regulamentação das big techs, enquanto se prepara para as eleições de 2026 e enfrenta insatisfação empresarial.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar Jair Bolsonaro (Foto: Wilton Junior / Estadão)

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar Jair Bolsonaro (Foto: Wilton Junior / Estadão)

Ouvir a notícia

Lula critica Bolsonaro e afirma que ele não entende democracia e política de direita - Lula critica Bolsonaro e afirma que ele não entende democracia e política de direita

0:000:00

SÃO PAULO e BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à Bandnews, nesta terça-feira, 12, que não considera o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) um político de direita. Lula criticou Bolsonaro, dizendo que ele “não sabe o que é democracia”. O petista também comentou sobre a possibilidade de Donald Trump apoiar Bolsonaro nas eleições de 2026, caso o ex-presidente brasileiro decida se candidatar novamente.

Lula defendeu a regulamentação das big techs, alegando que essas empresas “corromperam” em outros países. Ele reconheceu a insatisfação popular com seu governo, mas destacou que a “colheita” das suas políticas será percebida a partir do segundo semestre de 2025. O presidente enfatizou que passou os últimos dois anos reconstruindo o Brasil após a gestão anterior e preparando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Críticas ao Setor Empresarial

O chefe do Executivo também se dirigiu ao setor empresarial, afirmando que os empresários não aceitam sua política de inclusão social. “Os R$ 300 bilhões que eu gasto com inclusão social, empresários queriam que estivessem com eles”, declarou. Lula mencionou que, quanto mais candidatos de direita houver em 2026, “melhor” para ele.

O presidente citou governadores como Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) como possíveis adversários, mas não mencionou Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é visto como favorito entre os empresários. Lula se mostrou confiante em sua reeleição, afirmando que o povo fará comparações entre seu governo e o anterior.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela