16 de jan 2025
Suspeito de ataque em mercado de Natal na Alemanha é ligado a ideologias extremistas
O ataque em Magdeburgo deixou seis mortos e cerca de 300 feridos em dezembro. O suspeito, Taleb Jawad al Abdulmohsen, é um médico saudita de 50 anos. Nancy Faeser revelou que ele tinha 105 relatórios de comportamento perturbado. O homem exibia forte islamofobia e influências de extrema direita. A investigação aponta que ele agiu para criticar a falta de apoio a refugiados.
Carro avançou contra multidão na Alemanha (Foto: Reprodução/X)
Ouvir a notícia:
Suspeito de ataque em mercado de Natal na Alemanha é ligado a ideologias extremistas
Ouvir a notícia
Suspeito de ataque em mercado de Natal na Alemanha é ligado a ideologias extremistas - Suspeito de ataque em mercado de Natal na Alemanha é ligado a ideologias extremistas
O ataque a um mercado de Natal em Magdeburgo, na Alemanha, ocorrido em 20 de dezembro, foi perpetrado por Taleb Jawad al Abdulmohsen, um médico saudita de 50 anos. O incidente resultou em seis mortos e cerca de 300 feridos. A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, classificou o suspeito como um homem "mentalmente perturbado", com uma "islamofobia marcante" e influenciado por ideologias de extrema direita.
Faeser destacou que o comportamento do suspeito havia sido registrado em 105 relatórios por autoridades regionais e federais, mas esses dados não estavam centralizados. A ministra afirmou que o homem apresentava um perfil imerso em teorias conspiratórias e que, embora o ataque não seja oficialmente classificado como terrorismo, a investigação revelou um ódio direcionado tanto ao Estado alemão quanto a indivíduos.
Atualmente, Abdulmohsen está em prisão preventiva e, segundo a justiça, sua ação parece ter sido uma forma de protesto contra a falta de apoio das autoridades alemãs para refugiados sauditas. A ministra enfatizou a necessidade de melhorar a centralização de informações sobre indivíduos com comportamentos preocupantes para evitar tragédias futuras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.