28 de jan 2025
Papa Francisco propõe data fixa para a Páscoa e pode alterar calendário do Carnaval
O Papa Francisco propôs aceitar uma data fixa para a Páscoa, unificando celebrações. A Páscoa é móvel, ocorrendo entre 22 de março e 25 de abril, influenciando o Carnaval. Em 2025, Páscoa será celebrada no mesmo dia por católicos e ortodoxos, coincidência significativa. O Concílio de Niceia, há 1.700 anos, buscou resolver conflitos entre as Igrejas. A unificação da Páscoa pode impactar outras datas religiosas, como o Carnaval, fixando as.
Festa que arrasta multidões por todo o Brasil pode ganhar uma data fixa (Foto: Gustavo Stephan/Riotur)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco propõe data fixa para a Páscoa e pode alterar calendário do Carnaval
Ouvir a notícia
Papa Francisco propõe data fixa para a Páscoa e pode alterar calendário do Carnaval - Papa Francisco propõe data fixa para a Páscoa e pode alterar calendário do Carnaval
Uma declaração do Papa Francisco neste sábado (25) pode impactar a data do Carnaval, que é determinada em função da Páscoa, celebrada pela Igreja Católica. O Papa afirmou que a Igreja está aberta a aceitar uma data fixa para a Páscoa, destacando a necessidade de união entre as diferentes denominações cristãs. Atualmente, a Páscoa é comemorada em datas distintas pelas igrejas católica e ortodoxa, devido ao uso de calendários diferentes: o gregoriano e o juliano, respectivamente.
Francisco ressaltou que, em 2025, a Páscoa será celebrada no mesmo dia por ambas as tradições, o que ele considera uma oportunidade para promover a união entre os cristãos. Ele pediu que essa coincidência sirva como um lembrete para que as igrejas avancem em direção a um consenso sobre uma data comum para a celebração. A Páscoa, que varia entre 22 de março e 25 de abril, é calculada com base na primeira lua cheia após o equinócio de primavera no hemisfério norte.
O Carnaval, por sua vez, ocorre 47 dias antes da Páscoa, marcando a véspera da Quarta-Feira de Cinzas e o início da Quaresma. Com a Páscoa sendo uma data móvel, o Carnaval também é afetado, podendo ser celebrado entre 4 de fevereiro e 9 de março. Se um acordo for alcançado entre as igrejas, isso resultaria em uma data fixa para o Carnaval e outras festividades relacionadas.
Este ano, a celebração do Concílio de Niceia, que completou 1.700 anos, é um marco importante na busca por unificação. O Papa já havia manifestado interesse em promover um encontro ecumênico para discutir a unificação da Páscoa, um tema que já foi abordado em reuniões anteriores, como no Concílio Vaticano II em 1964 e em consultas do Conselho Ecumênico de Igrejas em 1997. Apesar do interesse crescente, ainda existem desafios significativos a serem superados para que as igrejas cheguem a um consenso.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.