Política

Imagem de Alexandre de Moraes com boné da USAID é falsa e gerada por inteligência artificial

Imagem falsa de Alexandre de Moraes foi gerada por inteligência artificial. Conteúdo acumulou mais de 89,5 mil visualizações no X, gerando desinformação. Erros visuais evidenciam manipulação, como letras ilegíveis e distorções faciais. Críticas à USAID por Donald Trump e Elon Musk intensificam o contexto da imagem. Comprova investiga conteúdos com alto alcance para combater a desinformação.

É possível identificar no conteúdo uma marca d'água do Grok, chatbot de inteligência artificial do X (Foto: Projeto Comprova)

É possível identificar no conteúdo uma marca d'água do Grok, chatbot de inteligência artificial do X (Foto: Projeto Comprova)

Ouvir a notícia

Imagem de Alexandre de Moraes com boné da USAID é falsa e gerada por inteligência artificial - Imagem de Alexandre de Moraes com boné da USAID é falsa e gerada por inteligência artificial

0:000:00

Uma imagem que circula nas redes sociais, mostrando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes usando um boné com o logo da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), foi identificada como falsa. A verificação realizada pelo Comprova revelou que a imagem foi gerada por inteligência artificial, evidenciada pela marca d'água do Grok, um chatbot de IA do X. Além disso, a imagem apresenta erros típicos dessa tecnologia, como letras ilegíveis e distorções faciais.

A postagem, que acumula mais de 89,5 mil visualizações, foi feita em um contexto de críticas à USAID, especialmente por figuras como Donald Trump e Elon Musk. A crise começou após dois funcionários da agência se recusarem a fornecer documentos ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), resultando em suas licenças forçadas. Musk descreveu a USAID como uma organização "criminosa", enquanto Trump a chamou de "administrada por lunáticos radicais de esquerda".

A análise da ferramenta Hive Moderation indicou que havia 99,7% de chance de a imagem ter sido criada por IA. Os erros na imagem, como a distorção do rosto de Moraes e a ilegibilidade do logo da USAID, reforçam essa conclusão. O Comprova, que monitora conteúdos suspeitos com maior alcance, também destacou que a imagem foi amplamente compartilhada, com mil compartilhamentos e oito mil curtidas.

A investigação do Comprova, que envolve uma rede de 40 veículos de imprensa brasileiros, visa desmascarar desinformações sobre políticas públicas e eleições. A checagem foi publicada em 07 de fevereiro de 2025, e até o momento da verificação, o autor da postagem não havia respondido às tentativas de contato.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela