18 de fev 2025
Mendonça prorroga inquérito da PF sobre Silvio Almeida por mais 60 dias
O ex ministro Silvio Almeida foi demitido após denúncias de importunação sexual. O ministro André Mendonça prorrogou a investigação da Polícia Federal por 60 dias. A defesa de Almeida analisa o material antes de seu depoimento à PF. A investigação tramita sob sigilo, preservando a identidade das vítimas. Elementos colhidos são considerados robustos para possível denúncia contra Almeida.
30.nov.2023 - O ministro André Mendonça, do STF, durante sessão plenária do tribunal (Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)
Ouvir a notícia:
Mendonça prorroga inquérito da PF sobre Silvio Almeida por mais 60 dias
Ouvir a notícia
Mendonça prorroga inquérito da PF sobre Silvio Almeida por mais 60 dias - Mendonça prorroga inquérito da PF sobre Silvio Almeida por mais 60 dias
O ministro André Mendonça, do STF, prorrogou por mais 60 dias o prazo para a Polícia Federal ouvir o ex-ministro Silvio Almeida, investigado por suspeitas de importunação sexual. A decisão, tomada nesta segunda-feira, 17, atende a um pedido da PF e é padrão para esse tipo de investigação. Almeida deve ser ouvido antes da apresentação do relatório final, que pode ocorrer antes do término do prazo.
Mendonça também determinou que a defesa de Silvio Almeida tenha acesso a todo o material da investigação antes do depoimento. O processo, que tramita sob sigilo, preserva as identidades das vítimas. Almeida sempre negou as acusações, enquanto a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e outras vítimas já prestaram depoimentos sobre o caso.
Fontes ligadas à investigação afirmam que os relatos colhidos são considerados robustos e suficientes para embasar uma denúncia contra o ex-ministro. Após a conclusão do relatório, a análise caberá à PGR (Procuradoria-Geral da República). Silvio Almeida foi demitido após as denúncias, que resultaram na troca do titular da pasta de Direitos Humanos, uma escolha pessoal do presidente Lula.
A defesa do ex-ministro informou que está analisando o material e não se manifestará por enquanto. A investigação continua sob sigilo, refletindo a sensibilidade do caso e a necessidade de proteger as vítimas envolvidas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.