Política

Estados Unidos busca pena de morte para Rafael Caro Quintero, o 'Narco de Narcos'

Rafael Caro Quintero, conhecido como "El Narco de Narcos", se declarou inocente. EUA buscam pena de morte ou prisão perpétua para Caro e Carrillo Fuentes. Ambos narcotraficantes são considerados "terroristas" pelas autoridades americanas. Caro Quintero foi recapturado em julho de 2022 após 40 anos foragido. Próximas audiências de Carrillo Fuentes e Caro estão marcadas para março de 2025.

Retrato da corte de Rafael Caro Quintero em sua comparecência no Tribunal Federal de Brooklyn, Nova York (Foto: Jane Rosenberg/REUTERS)

Retrato da corte de Rafael Caro Quintero em sua comparecência no Tribunal Federal de Brooklyn, Nova York (Foto: Jane Rosenberg/REUTERS)

Ouvir a notícia

Estados Unidos busca pena de morte para Rafael Caro Quintero, o 'Narco de Narcos' - Estados Unidos busca pena de morte para Rafael Caro Quintero, o 'Narco de Narcos'

0:000:00

Rafael Caro Quintero, conhecido como "El Narco de Narcos", foi apresentado à justiça dos Estados Unidos nesta sexta-feira, em uma audiência na Corte do Distrito Este de Nova York. O fundador do Cartel de Guadalajara, de 72 anos, se declarou inocente das acusações de narcotráfico, crime organizado e do assassinato do agente da DEA, Enrique Kiki Camarena, ocorrido nos anos oitenta. As autoridades americanas buscam a pena de morte ou cadeia perpétua para Caro, assim como para Vicente Carrillo Fuentes, ex-líder do Cartel de Juárez.

O agente da DEA, Frank Tarentino, afirmou que este é um dia marcante para a agência, que considera o caso de Caro um "assunto pessoal". Ele destacou que a DEA não permitirá que um de seus agentes seja assassinado impunemente. As autoridades classificaram Caro e Carrillo como terroristas, refletindo uma mudança na abordagem da Casa Branca em relação ao narcotráfico, que agora é visto como uma ameaça à segurança nacional.

Caro Quintero enfrenta quatro acusações, incluindo uso ilegal de armas e conspiração internacional para distribuição de narcóticos. A acusação relacionada ao assassinato de Camarena remonta a 1987. Ele foi preso no México de 1985 a 2013, quando foi libertado por um erro processual, sendo recapturado em julho de 2022. Durante a audiência, solicitou medicamentos e destacou que sua chegada aos EUA não foi parte de um processo formal de extradição.

Vicente Carrillo Fuentes, de 62 anos, também foi acusado de vários crimes, incluindo narcotráfico e lavagem de dinheiro. Em 2021, ele foi condenado a 28 anos de prisão no México. Ambos os narcotraficantes foram legalmente considerados "expulsos" do México, em um processo que envolveu a entrega de 29 narcotraficantes aos EUA. A próxima audiência de Carrillo está marcada para 25 de março, enquanto a de Caro ocorrerá um dia depois.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela