27 de mar 2025
Gleisi Hoffmann defende STF e afirma que ataques a Moraes evidenciam acertos do ministro
Gleisi Hoffmann defende decisão do STF sobre denúncia contra Bolsonaro, destacando os atos de 8 de Janeiro como tentativa de golpe de Estado.
Ministra Gleisi Hoffmann (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Ouvir a notícia:
Gleisi Hoffmann defende STF e afirma que ataques a Moraes evidenciam acertos do ministro
Ouvir a notícia
Gleisi Hoffmann defende STF e afirma que ataques a Moraes evidenciam acertos do ministro - Gleisi Hoffmann defende STF e afirma que ataques a Moraes evidenciam acertos do ministro
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), defendeu nesta quinta-feira (27) que as críticas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apenas evidenciam os "acertos" do magistrado e "a culpa dos investigados". A declaração ocorreu um dia após a 1ª Turma do STF aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e mais sete pessoas, investigados por uma suposta tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.
Gleisi também enfatizou, em uma publicação no X (ex-Twitter), que os atos extremistas de 8 de janeiro devem ser considerados uma "tentativa violenta de golpe de Estado". A ministra elogiou a decisão de Moraes de apresentar um vídeo durante o julgamento, que mostrava cenas da depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, como parte da fundamentação de seu voto.
A ministra destacou que Moraes "reavivou a memória da brutalidade" cometida contra a democracia, ressaltando que, segundo o ministro, não se viam "Bíblias na praça, mas cenas de violência extrema". Ela afirmou que o ataque não foi "com batom", mas sim uma "tentativa violenta de golpe de Estado", reforçando a gravidade dos eventos ocorridos.
Essas declarações ocorrem em um contexto de crescente tensão política no Brasil, onde as investigações sobre os atos de 8 de janeiro continuam a gerar debates acalorados. A aceitação da denúncia pelo STF marca um passo significativo nas ações legais contra os envolvidos na tentativa de desestabilização do governo eleito.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.