08 de abr 2025
Príncipe Harry busca reverter decisão do governo britânico sobre segurança em tribunal de Londres
Príncipe Harry desafia governo britânico em tribunal por segurança, após perder batalha judicial anterior. O caso envolve questões confidenciais.
Príncipe Harry, este 8 de abril de 2025, a sua chegada ao Alto Tribunal de Apelação de Londres. (Foto: Isabel Infantes/REUTERS)
Ouvir a notícia:
Príncipe Harry busca reverter decisão do governo britânico sobre segurança em tribunal de Londres
Ouvir a notícia
Príncipe Harry busca reverter decisão do governo britânico sobre segurança em tribunal de Londres - Príncipe Harry busca reverter decisão do governo britânico sobre segurança em tribunal de Londres
O príncipe Harry compareceu ao Royal Courts of Justice em Londres no dia oito de abril para contestar a decisão do governo britânico sobre sua segurança. Desde que deixou os deveres reais em 2020, Harry busca reverter a determinação do Ministério do Interior, que em fevereiro daquele ano decidiu que ele não teria mais o mesmo nível de proteção policial que outros membros da família real durante suas visitas ao Reino Unido. A audiência, que durará dois dias, inclui partes confidenciais.
A presença do duque de Sussex na corte não era esperada, mas ele chegou sorrindo e acenando para o público. Harry argumenta que, apesar de não ser mais um membro ativo da realeza, seu perfil público e o de sua esposa, Meghan Markle, justificam a necessidade de proteção policial. O juiz Vos, acompanhado de outros magistrados, analisará o caso, que inclui informações sensíveis sobre segurança e ameaças.
Em um julgamento anterior, o juiz Peter Lane decidiu a favor do governo, permitindo que Harry recebesse proteção apenas em circunstâncias específicas, e não de forma permanente. A advogada de Harry, Shaheed Fatima, afirmou que a segurança oferecida a ele foi tratada de maneira desigual, o que considera injusto. Ela destacou que Harry não busca o mesmo tratamento que tinha como membro ativo da realeza, mas sim um nível de segurança equivalente ao de outras figuras públicas.
Harry expressou que sem proteção adequada, não se sente seguro para trazer sua família ao Reino Unido. Ele mencionou que a falta de segurança o impede de visitar o país, onde seus filhos poderiam conhecer suas raízes. Além disso, a situação é agravada por uma investigação da Charity Commission do Reino Unido sobre a organização benéfica Sentebale, cofundada por Harry, que enfrenta disputas internas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.