10 de abr 2025
Grupo Vigia Mooca nega criação de boneco ofensivo de padre Julio Lancellotti, mas pode ser punido
Grupo Vigia Mooca nega criação de boneco ofensivo do padre Julio Lancellotti, que promete ações legais contra os responsáveis pela ofensa.
Padre Julio Lancellotti e falso boneco criado com IA para ironizá-lo (Foto: Redes sociais/Reprodução/Reprodução)
Ouvir a notícia:
Grupo Vigia Mooca nega criação de boneco ofensivo de padre Julio Lancellotti, mas pode ser punido
Ouvir a notícia
Grupo Vigia Mooca nega criação de boneco ofensivo de padre Julio Lancellotti, mas pode ser punido - Grupo Vigia Mooca nega criação de boneco ofensivo de padre Julio Lancellotti, mas pode ser punido
O grupo Vigia Mooca declarou à revista VEJA que não foi responsável pela criação de um boneco ofensivo do padre Julio Lancellotti, que o retrata como comunista e o associa a um vídeo falso de 2022. Um dos usuários da página no Instagram afirmou que apenas repostou a imagem que encontrou na internet. Apesar da negação, advogados indicam que o grupo pode ser responsabilizado pelo compartilhamento da imagem, caracterizando um crime de injúria.
A advogada criminalista Carina Acioly explicou que a ofensa atinge a dignidade do padre, e como o crime ocorreu nas redes sociais e a vítima tem mais de 60 anos, a pena pode ser aumentada. Os envolvidos podem enfrentar até três anos de prisão. O padre Lancellotti, conhecido por seu trabalho com moradores de rua, anunciou que tomará medidas legais contra os responsáveis pela ofensa.
Recentemente, o religioso republicou a imagem do boneco em suas redes sociais, afirmando que tomará providências junto à Polícia Civil. Ele descreveu a situação como uma afronta inaceitável e criticou a postura do Vigia Mooca. O boneco, intitulado "LançaMilk", faz referência a um vídeo que foi provado como falso por peritos no ano passado.
A imagem do boneco inclui acessórios com conotação sexual e é uma parte de uma tendência nas redes sociais, onde usuários criam versões de si mesmos em formato de boneco. O padre Lancellotti tem uma forte atuação social na Mooca, bairro de São Paulo, e já enfrentou ataques semelhantes em campanhas políticas anteriores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.