10 de abr 2025
PSOL se surpreende com aprovação da cassação de Glauber Braga no Conselho de Ética
Deputados do PSOL se surpreendem com a aprovação da cassação de Glauber Braga, apontando articulações de Hugo Motta e Arthur Lira no processo.
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (Tv Câmara/Youtube) (Foto: Tv Câmara/Youtube)
Ouvir a notícia:
PSOL se surpreende com aprovação da cassação de Glauber Braga no Conselho de Ética
Ouvir a notícia
PSOL se surpreende com aprovação da cassação de Glauber Braga no Conselho de Ética - PSOL se surpreende com aprovação da cassação de Glauber Braga no Conselho de Ética
Deputados do PSOL expressaram surpresa com a aprovação do parecer pela cassação de Glauber Braga no Conselho de Ética da Câmara, que teve um placar de treze votos a cinco. A expectativa inicial era de que a pena sugerida pelo relator, Paulo Magalhães (PSD-BA), fosse uma suspensão. A votação foi marcada por atrasos, levantando suspeitas sobre a influência de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Arthur Lira (PP-AL) no processo.
Na semana anterior, a bancada do PSOL havia solicitado uma intervenção da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) em favor de Glauber. Durante a votação, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), tentou adiar a reunião, mas seu pedido foi ignorado. Aliados de Glauber ficaram indignados com a demora na abertura da ordem do dia, que atrasou a votação no Conselho de Ética.
O deputado Tarcísio Motta (RJ) afirmou que ficou claro que Hugo Motta atuou pela cassação de Glauber, chamando-o de "pau-mandado" de Lira. Desde que assumiu a presidência da Câmara, Motta havia se comprometido a iniciar as sessões pontualmente, mas nesta quarta-feira houve um atraso de quase três horas, o que gerou desconfiança entre os aliados de Glauber sobre a autonomia de Motta.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) mencionou que alguns membros de outros partidos no Conselho de Ética mostraram hesitação em aprovar a cassação, mas articulações com líderes de bancada revelaram uma manobra de Lira contra Glauber, transformando o processo em um "jogo de cartas marcadas".
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.