10 de abr 2025
Transferências de imigrantes detidos revelam estratégia de isolamento e punição nos EUA
Imigrantes detidos, como Badar Khan Suri, enfrentam transferências para longe de suas famílias e advogados, levantando preocupações sobre direitos.
Foto de um grupo de pessoas reunidas em uma mesa, discutindo planos de negócios. (Foto: AP/Reuters/CNN)
Ouvir a notícia:
Transferências de imigrantes detidos revelam estratégia de isolamento e punição nos EUA
Ouvir a notícia
Transferências de imigrantes detidos revelam estratégia de isolamento e punição nos EUA - Transferências de imigrantes detidos revelam estratégia de isolamento e punição nos EUA
Badar Khan Suri, professor indiano e fellow da Georgetown University, foi preso em março de 2023 por agentes federais, iniciando uma série de transferências de detenção que o levaram a instalações distantes. Após ser detido em Arlington, Virginia, Suri foi transferido para várias localidades, incluindo um centro de detenção em Farmville, Virginia, e, posteriormente, para um local em Alexandria, Louisiana, a mais de mil quilômetros de sua casa.
As transferências de Suri e outros imigrantes, como Rümeysa Öztürk e Mahmoud Khalil, levantaram preocupações sobre a política do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), que tem isolado detidos, dificultando o acesso a apoio legal e familiar. Os advogados de Suri alegam que essas movimentações são uma nova estratégia do governo para punir imigrantes que expressam opiniões contrárias à política israelense, destacando que dois centros de detenção na Virgínia não estavam operando em sua capacidade total.
O ICE defende suas decisões de transferência como práticas logísticas, afirmando que a detenção é "não punitiva". No entanto, a maioria das instalações de detenção está localizada no sul dos Estados Unidos, com Texas e Louisiana abrigando cerca de metade dos detidos. A movimentação de Suri e outros imigrantes tem gerado batalhas jurídicas, com advogados argumentando que essas transferências são uma forma de "judge-shopping", visando tribunais que possam ser mais favoráveis ao governo.
Os impactos pessoais dessas transferências são significativos. Suri, por exemplo, está longe de sua família, que enfrenta dificuldades emocionais devido à sua ausência. Khalil, que é residente legal permanente, expressou em uma carta que a justiça parece distante dentro do sistema de imigração. As condições nas instalações de detenção, frequentemente criticadas por abusos e falta de recursos, complicam ainda mais a situação dos detidos, que lutam para se comunicar com seus advogados e familiares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.