11 de abr 2025
Glauber Braga inicia greve de fome em protesto contra cassação de mandato na Câmara
Deputado Glauber Braga (PSOL RJ) completa 60 horas em greve de fome em protesto contra a cassação de seu mandato. A decisão do Conselho de Ética ainda será analisada pelo plenário.
Deputado Glauber Braga faz greve de fome na Câmara (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Glauber Braga inicia greve de fome em protesto contra cassação de mandato na Câmara
Ouvir a notícia
Glauber Braga inicia greve de fome em protesto contra cassação de mandato na Câmara - Glauber Braga inicia greve de fome em protesto contra cassação de mandato na Câmara
O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) está em greve de fome há mais de 60 horas como protesto contra a recomendação de cassação de seu mandato aprovada pelo Conselho de Ética. Ele foi acusado de agredir um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) em abril de 2024. O caso ainda será analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados, mas a data da votação não foi definida.
Durante o protesto, Glauber realizou exames de saúde e está sendo monitorado por médicos. Ele se encontra acampado no Anexo 2 da Câmara, onde recebe apoio de sua esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), e de aliados que se revezam para acompanhá-lo. A situação pode se estender por pelo menos duas semanas, devido ao feriado da Páscoa.
A esposa de Glauber informou que ele tem ingerido apenas água, isotônicos e soro por recomendação médica. O deputado já perdeu quase dois quilos desde o início da greve. A família tem se mobilizado para dar suporte, com visitas do filho do casal, que tem três anos, sendo monitoradas para evitar estresse excessivo.
Glauber afirmou que não recuará de sua decisão e que utilizará todos os recursos disponíveis para contestar o processo de cassação. A líder do PSOL, Talíria Petrone, tenta dialogar com o presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre o andamento do caso, que gerou indignação entre os aliados de Glauber, especialmente em comparação com outros processos de cassação que estão parados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.