Política

A percepção de aumento da criminalidade atinge 58% da população brasileira em 2025

Mais da metade dos brasileiros percebe aumento da criminalidade, com destaque para mulheres e moradores de áreas metropolitanas. Um em cada dez foi vítima de roubo de celular.

Enterro do arquiteto Jefferson Dias Aguiar no cemitério Parque dos Ipês, na Grande São Paulo; ele foi baleado e morto após atropelar um assaltante na zona oeste da capital. (Foto: Zanone Fraissat - 3.abr.25/Folhapress)

Enterro do arquiteto Jefferson Dias Aguiar no cemitério Parque dos Ipês, na Grande São Paulo; ele foi baleado e morto após atropelar um assaltante na zona oeste da capital. (Foto: Zanone Fraissat - 3.abr.25/Folhapress)

Ouvir a notícia

A percepção de aumento da criminalidade atinge 58% da população brasileira em 2025 - A percepção de aumento da criminalidade atinge 58% da população brasileira em 2025

0:000:00

Mais da metade da população brasileira (58%) acredita que a criminalidade aumentou em suas cidades nos últimos 12 meses, segundo pesquisa do Datafolha realizada entre 1º e 3 de abril. A pesquisa abrangeu 172 municípios e 3.054 entrevistados acima de 16 anos. A percepção de piora na segurança é mais acentuada entre mulheres e moradores de regiões metropolitanas, especialmente na região Sudeste.

Cerca de 25% dos entrevistados consideram que a criminalidade não mudou, enquanto 15% afirmam que os crimes diminuíram. A pesquisa também revela que 1 em cada 10 brasileiros foi vítima de roubo de celular no último ano, com a região Sul apresentando os menores índices, a 6%. O problema é mais evidente nas capitais e regiões metropolitanas, onde 66% dos moradores relatam aumento da criminalidade.

A percepção varia conforme a faixa de renda. Entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, 64% afirmam que a criminalidade aumentou, enquanto 59% dos que têm renda familiar abaixo de dois salários mínimos compartilham a mesma opinião. No interior, 51% dos entrevistados também percebem um agravamento da delinquência.

A pesquisa indica que a insegurança impacta diretamente a vida das pessoas. O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, destaca que o medo é justificado, especialmente devido aos crimes patrimoniais. Em junho do ano passado, 30% dos brasileiros relataram que o receio de assaltos os levou a guardar seus celulares em locais seguros.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela