22 de abr 2025
Ativistas da Extinction Rebellion vandalizam o touro de Wall Street em protesto ambiental
Ativistas do Extinction Rebellion vandalizam o "Charging Bull" em protesto contra a ganância, coincidentemente no Dia da Terra.
Ativistas climáticos realizam um protesto na estátua do Touro de Wall Street em Bowling Green, próximo à Bolsa de Valores de Nova York, em 22 de abril de 2025, na cidade de Nova York. (Foto: Michael M. Santiago/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Ativistas da Extinction Rebellion vandalizam o touro de Wall Street em protesto ambiental
Ouvir a notícia
Ativistas da Extinction Rebellion vandalizam o touro de Wall Street em protesto ambiental - Ativistas da Extinction Rebellion vandalizam o touro de Wall Street em protesto ambiental
Ícone de Wall Street é vandalizado em protesto ambiental
A famosa escultura do “Charging Bull”, símbolo do mercado financeiro em Wall Street, foi alvo de vandalismo nesta terça-feira (22). O grupo ambientalista Extinction Rebellion reivindicou a ação, pintando a estátua com tinta verde neon e a frase “Greed=Death” (Ganância=Morte). O protesto ocorreu no Dia da Terra, celebrado anualmente em 22 de abril.
O grupo, através da plataforma X, criticou as políticas econômicas e a atuação do 1% mais rico da população, acusando-os de “jogar com o futuro” e de serem beneficiados por resgates econômicos. A ação visa chamar a atenção para a relação entre a ganância e a crise ambiental.
De acordo com o Departamento de Parques e Recreação da cidade, a escultura, criada pelo artista ítalo-americano Arturo DiModica, foi originalmente instalada em frente à Bolsa de Valores em 1989. Posteriormente, foi transferida para o Bowling Green Park, próximo à bolsa.
Um dos manifestantes chegou a subir na escultura e sentar-se sobre o pescoço do touro, sendo solicitado por um policial da cidade de Nova York a descer. Após o protesto, o grupo se responsabilizou pela limpeza da tinta verde. A estátua, que representa otimismo econômico, tornou-se um ícone da cultura financeira americana.
A ação do Extinction Rebellion ocorre em um momento de crescente preocupação com as mudanças climáticas e a busca por alternativas econômicas mais sustentáveis. O grupo busca pressionar por mudanças urgentes nas políticas ambientais e econômicas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.