07 de mai 2025
Democratas pressionam Trump sobre lucros com criptomoedas e investigam conflitos de interesse
Democratas intensificam investigações sobre os negócios de criptomoedas de Trump, propondo o "End Crypto Corruption Act" para combater conflitos de interesse.
Jonathan Raa | Nurphoto | Getty Images (Foto: Jonathan Raa/Nurphoto/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Democratas pressionam Trump sobre lucros com criptomoedas e investigam conflitos de interesse
Ouvir a notícia
Democratas pressionam Trump sobre lucros com criptomoedas e investigam conflitos de interesse - Democratas pressionam Trump sobre lucros com criptomoedas e investigam conflitos de interesse
O ex-presidente Donald Trump enfrenta crescente pressão dos democratas no Congresso devido a seus negócios de criptomoedas, incluindo o token meme $TRUMP. A situação se intensificou com a introdução do "End Crypto Corruption Act", que visa investigar possíveis conflitos de interesse e corrupção associados a essas atividades.
Na última quinta-feira, o Senado votou sobre o GENIUS Act, que estabelece regras federais para stablecoins. A votação é vista como um teste da influência do lobby de criptomoedas, que apoiou fortemente a campanha presidencial de Trump em 2024. Apesar da resistência, os democratas buscam investigar as finanças ligadas a Trump e seus associados.
A representante da Califórnia, Maxine Waters, interrompeu uma audiência sobre alocação de ativos digitais, destacando a corrupção associada ao ex-presidente. O senador Richard Blumenthal, do Connecticut, iniciou uma investigação sobre o império cripto da família Trump, chamando a promoção de um jantar com o presidente para detentores do $TRUMP de "esquema de pagamento por acesso".
Cerca de 80% do fornecimento do token $TRUMP é controlado pela Trump Organization e afiliados. Blumenthal solicitou registros financeiros da Fight Fight Fight LLC, responsável pelo token, e da World Liberty Financial, que planeja lançar uma stablecoin. Ele alertou sobre "conflitos de interesse sem precedentes e riscos à segurança nacional".
Os democratas, com pouco poder legislativo, tentam mobilizar a opinião pública contra o que consideram corrupção no setor financeiro. A resposta da Casa Branca, através da secretária de imprensa adjunta, Anna Kelly, afirmou que "os ativos de Trump estão em um fundo administrado por seus filhos", negando conflitos de interesse.
Waters propôs um rascunho de discussão que proíbe o presidente e membros do Congresso de possuírem ativos cripto. O "End Crypto Corruption Act" busca impedir que oficiais eleitos e suas famílias emitam ou endosse ativos digitais. O senador Jeff Merkley afirmou que a situação atual permite que pessoas enriqueçam Trump ao comprar criptomoedas que ele controla, caracterizando isso como um "esquema corrupto".
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.