10 de mai 2025
Prefeito de Newark é preso durante protesto contra centro de detenção de imigrantes
Prefeito de Newark, Ras Baraka, é preso por protestar contra centro de detenção de imigrantes, desafiando ordens do governo federal.
Ras Baraka é prefeito de Newark, em Nova Jersey, cidade vizinha a Nova York (Foto: Kena Betancur / AFP)
Ouvir a notícia:
Prefeito de Newark é preso durante protesto contra centro de detenção de imigrantes
Ouvir a notícia
Prefeito de Newark é preso durante protesto contra centro de detenção de imigrantes - Prefeito de Newark é preso durante protesto contra centro de detenção de imigrantes
O prefeito de Newark, Ras Baraka, foi preso na sexta-feira (9) após ignorar ordens do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e se recusar a deixar o centro de detenção de imigrantes Delaney Hall, em Nova Jersey. Baraka, que é um crítico da política migratória de Donald Trump, protestava contra a abertura do centro, que foi autorizado recentemente.
A procuradora federal Alina Habba informou que Baraka cometeu invasão de propriedade e desrespeitou diversas advertências para se retirar do local. Ele foi detido após a chegada de um ônibus com detentos, o que, segundo o Departamento de Segurança Interna, comprometeu a segurança dos agentes e dos imigrantes. Baraka foi liberado algumas horas depois, afirmando que não cometeu nenhum crime.
Contexto do Protesto
O prefeito, que também é candidato ao governo de Nova Jersey, tem se oposto veementemente à construção do centro de detenção, que terá capacidade para mil pessoas. O local, que anteriormente funcionava como uma casa de passagem, foi transformado em um centro de detenção após um contrato de US$ 1 bilhão por quinze anos com a empresa GEO Group. Baraka já havia processado a empresa, alegando que a instalação não obteve as permissões necessárias.
Durante o protesto, Baraka estava acompanhado por três membros democratas do Congresso, que também se manifestavam contra a instalação. A secretária adjunta do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, criticou a invasão do centro por políticos, afirmando que isso não será tolerado e que os membros do Congresso devem seguir os procedimentos adequados para visitas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.