12 de mai 2025
Candidata a prefeita é assassinada durante campanha em Veracruz, México
Candidata a prefeita de Veracruz é assassinada em ataque durante campanha, evidenciando a crescente violência política no México.
Foto de um lago em um dia ensolarado. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Candidata a prefeita é assassinada durante campanha em Veracruz, México
Ouvir a notícia
Candidata a prefeita é assassinada durante campanha em Veracruz, México - Candidata a prefeita é assassinada durante campanha em Veracruz, México
O estado de Veracruz, no México, foi palco de um ataque violento durante uma marcha de campanha no domingo à noite. A candidata a prefeita Yesenia Lara Gutiérrez foi assassinada, junto com três outras pessoas, enquanto cumprimentava apoiadores. O crime foi transmitido ao vivo pelo Facebook.
A transmissão mostrava Lara Gutiérrez interagindo com os moradores de Texistepec, cercada por uma caravana de apoiadores. O clima festivo foi abruptamente interrompido por cerca de 20 disparos, que ofuscaram os gritos de apoio. O presidente do México, Claudia Sheinbaum, confirmou o ataque em uma coletiva de imprensa, sem informações sobre a motivação. Ela destacou que seu governo está em coordenação com as autoridades estaduais e ofereceu apoio federal.
O ataque resultou na morte de quatro pessoas, incluindo a candidata do partido Morena. Outras três pessoas ficaram feridas. As autoridades locais estão investigando o caso e prometem justiça. A governadora de Veracruz, Rocío Nahle, afirmou que "nenhum cargo vale a vida de uma pessoa" e que os responsáveis pelo crime serão encontrados.
A violência política no México tem aumentado, especialmente durante períodos eleitorais. Em 2022, o país registrou um número recorde de ataques, com 661 incidentes de violência política, segundo a organização de direitos humanos Data Cívica. Muitos dos alvos eram candidatos a cargos municipais. Recentemente, outros ataques a políticos também foram registrados em diferentes estados, evidenciando a gravidade da situação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.