14 de mai 2025
Vídeos do Planalto sobre ataques de 8 de janeiro são públicos e desmentem teorias conspiratórias
Vídeos públicos não provam envolvimento de Lula nos atos de 8 de janeiro; Gonçalves Dias pediu demissão após divulgação de imagens.
Vídeo de ex-GSI não comprova que 8/1 foi "armado" por Lula (Foto: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram)
Ouvir a notícia:
Vídeos do Planalto sobre ataques de 8 de janeiro são públicos e desmentem teorias conspiratórias
Ouvir a notícia
Vídeos do Planalto sobre ataques de 8 de janeiro são públicos e desmentem teorias conspiratórias - Vídeos do Planalto sobre ataques de 8 de janeiro são públicos e desmentem teorias conspiratórias
Publicações nas redes sociais afirmam falsamente que um vídeo vazado do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, comprova que os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 foram orquestrados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As imagens, que são públicas, não mostram qualquer envolvimento do presidente nos eventos.
O vídeo em questão foi exibido em uma reportagem da CNN Brasil, veiculada em 19 de abril de 2023, e não menciona Lula ou sugere sua participação nos atos antidemocráticos. As imagens das câmeras do Palácio do Planalto são acessíveis ao público e foram cedidas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os eventos de 8 de janeiro.
Gonçalves Dias pediu demissão no mesmo dia em que o vídeo foi divulgado. Ele explicou que estava no local após a invasão e ajudava na prisão de manifestantes quando foi filmado. As CPIs que investigaram os atos não indiciaram o ex-chefe do GSI. A CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal excluiu seu nome do relatório final, enquanto a Comissão Mista de Inquérito do Congresso não o incluiu entre os indiciados.
Publicações enganosas que insinuam que Lula e seus aliados estariam por trás dos atos golpistas já foram desmentidas por agências de checagem. A viralização dessas informações falsas reforça o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro, que alegou que os ataques foram uma "arapuca da esquerda". Até o momento, uma das postagens enganosas no Instagram acumulou mais de 43,5 mil curtidas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.