15 de mai 2025
André Ventura desmaia durante comício e é levado ao hospital em Portugal
André Ventura, líder do Chega, desmaiou em comício e teve espasmos esofágicos. Ele se recupera enquanto o partido busca apoio nas eleições.
Imagem do dia 8 de maio mostra o líder do partido ultradireitista português Chega, André Ventura. Ventura passou mal duas vezes esta semana, na reta final da campanha das eleições gerais de Portugal (Foto: Miguel Riopa/AFP)
Ouvir a notícia:
André Ventura desmaia durante comício e é levado ao hospital em Portugal
Ouvir a notícia
André Ventura desmaia durante comício e é levado ao hospital em Portugal - André Ventura desmaia durante comício e é levado ao hospital em Portugal
O líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, desmaiou durante um comício em Odemira nesta quinta-feira, 15. O incidente ocorreu na reta final da campanha para as eleições gerais, marcadas para domingo. Ventura foi rapidamente levado a um hospital, apenas dois dias após ter enfrentado um episódio semelhante em outro evento.
Em vídeos que circularam nas redes sociais, Ventura, de 42 anos, é visto segurando o peito e tentando afrouxar a gravata antes de cair. O primeiro atendimento médico indicou que ele havia sofrido um espasmo esofágico, provocado por refluxo gástrico e pressão alta. O diretor do serviço de cardiologia do hospital de Setúbal, Filipe Seixo, confirmou que os exames não mostraram problemas cardíacos.
Ventura descreveu o episódio como "muito, muito assustador" e afirmou que nunca havia passado por algo assim antes. Em sua conta no X, ele se referiu ao incidente como um "contratempo" e destacou a importância da campanha eleitoral. O Chega aparece em terceiro lugar nas pesquisas, com 19% das intenções de voto, atrás da Aliança Democrática (AD) e do Partido Socialista (PS).
O Chega, fundado em 2019, ganhou notoriedade por suas propostas polêmicas, como penas mais severas para criminosos e críticas à imigração. O partido se tornou a terceira maior força no Parlamento português em 2022, quadruplicando suas cadeiras para 50. Apesar do crescimento, analistas apontam que o sucesso de Ventura se deve a seu carisma e eloquência, em meio a escândalos envolvendo membros do partido.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.