Política

Karim Khan enfrenta acusações de abuso sexual enquanto investiga líderes israelenses

Acusações de agressão sexual contra Karim Khan, promotor do TPI, levantam questões sobre abuso de poder e politização do tribunal.

Acima de qualquer suspeita: a conduta do promotor Khan deveria ser impecável, mas está sendo arrastada na lama (Foto: Michael M. Santiago/Getty Images)

Acima de qualquer suspeita: a conduta do promotor Khan deveria ser impecável, mas está sendo arrastada na lama (Foto: Michael M. Santiago/Getty Images)

Ouvir a notícia

Karim Khan enfrenta acusações de abuso sexual enquanto investiga líderes israelenses - Karim Khan enfrenta acusações de abuso sexual enquanto investiga líderes israelenses

0:000:00

Karim Khan, promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), enfrenta graves acusações de agressões sexuais feitas por uma advogada. A mulher alega que Khan usou a causa palestina como pretexto para silenciá-la sobre os abusos que sofreu. As alegações surgem em um momento em que Khan havia solicitado ordens de prisão contra líderes israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A advogada, de origem malaia, afirma que Khan a forçou a ter relações sexuais em diversos locais, incluindo Nova York e Paris. Segundo relatos, quando ela tentou denunciá-lo, Khan a alertou sobre as ordens de prisão que seriam solicitadas contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant. A acusadora disse que não queria prejudicar a causa palestina, com a qual se identificava.

As acusações contra Khan levantam questões sobre a integridade do TPI, que já enfrenta críticas por politização. O tribunal, que deveria atuar como um avanço civilizatório no combate a crimes de guerra, agora se vê envolvido em um escândalo de abuso sexual. Além disso, o irmão de Khan, Imran Ahmad Khan, renunciou ao Parlamento britânico após ser condenado por agressão sexual a um menor.

A situação se complica ainda mais com a reação de líderes mundiais. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções a Khan e a funcionários do TPI em retaliação às ordens de prisão contra israelenses. A reputação de Khan e do TPI está em jogo, e a confiança no tribunal pode ser severamente afetada.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela