23 de mai 2025
Detainees aguardam decisão judicial em base militar dos EUA em Djibouti
Migrantes com antecedentes criminais estão em base militar dos EUA em Djibuti, enquanto aguardam decisões judiciais e enfrentam tensões diplomáticas.
Foto de um evento em Camp Lemonnier. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Detainees aguardam decisão judicial em base militar dos EUA em Djibouti
Ouvir a notícia
Detainees aguardam decisão judicial em base militar dos EUA em Djibouti - Detainees aguardam decisão judicial em base militar dos EUA em Djibouti
Oito migrantes detidos nos Estados Unidos, com antecedentes criminais, estão atualmente em uma base militar em Djibuti, aguardando decisões judiciais. A deportação deles estava inicialmente programada para o Sudão do Sul, mas a situação gerou preocupações legais e tensões diplomáticas.
Os migrantes, que têm registros criminais e são oriundos de países diferentes do Sudão do Sul, foram levados para a base naval americana Camp Lemonnier. Autoridades dos Estados Unidos expressaram que a permanência dos detidos em Djibuti está causando descontentamento entre os oficiais do governo djibutiano. O Departamento de Defesa dos EUA informou que a situação pode impactar as relações militares entre os dois países.
A deportação foi descrita como uma "operação de segurança diplomática e militar" durante uma coletiva de imprensa do Departamento de Segurança Interna (DHS). A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os migrantes permanecerão em Djibuti por mais de duas semanas. Ela destacou que todos tinham ordens finais de remoção dos Estados Unidos, mas a decisão de um juiz federal em Massachusetts complicou a situação.
O juiz federal Brian Murphy realizou uma audiência para discutir a legalidade da deportação, após um pedido emergencial de advogados que alegaram que os migrantes estavam sendo enviados para um país em conflito. O voo que transportou os detidos, que partiu na manhã de terça-feira, acabou pousando em Djibuti, onde permanece enquanto os processos legais estão em andamento.
Durante a audiência, um oficial do DHS foi questionado sobre a possibilidade de realizar entrevistas de "medo razoável" com os migrantes na base. Embora tenha sido confirmado que isso poderia ser feito, ainda não há informações claras sobre como e quando as entrevistas ocorrerão. A situação continua a ser monitorada enquanto as autoridades tentam resolver as questões legais em aberto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.