Política

Cris Monteiro é acusada de racismo após declarações em evento da Federação Israelita

Vereadora Cris Monteiro é acusada de racismo e elitismo após declarações polêmicas sobre sua condição de mulher "branca, bonita e rica".

Uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. (Foto: Reprodução TV Câmara)

Uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. (Foto: Reprodução TV Câmara)

Ouvir a notícia

Cris Monteiro é acusada de racismo após declarações em evento da Federação Israelita - Cris Monteiro é acusada de racismo após declarações em evento da Federação Israelita

0:000:00

No dia 29 de abril, a vereadora de São Paulo, Cris Monteiro (Novo), voltou a gerar polêmica ao afirmar que sofre preconceito por ser uma mulher "branca, bonita e rica". A declaração foi feita durante um evento da Federação Israelita, onde ela se sentiu atacada por críticas a suas falas.

Monteiro comparou sua situação a um episódio anterior na Câmara Municipal, onde uma vereadora negra a convidou para visitar uma favela após ela expressar apoio à remoção da favela do Moinho. A vereadora afirmou que a crítica que recebeu foi um "enorme preconceito" contra ela. Durante sua fala, ela fez uma comparação que gerou risos na plateia, mas também foi considerada racista e elitista por outros vereadores.

A vereadora Luana Alves (PSOL), que já havia apresentado uma representação contra Monteiro, reiterou que as declarações da colega são "absurdos racistas" e afirmou que buscará punições. Em resposta, Monteiro declarou que repudia as tentativas de atribuir a ela falas racistas, defendendo que suas declarações foram feitas no exercício legítimo de seu mandato.

As declarações de Monteiro ocorreram em um contexto de protestos de servidores municipais na Câmara, que se manifestavam contra uma proposta de reajuste salarial. Durante a sessão, a vereadora afirmou que incomodava os manifestantes por sua condição social e aparência, o que gerou tumulto e vaias. Após a confusão, ela pediu desculpas, afirmando que não tinha a intenção de ofender ninguém.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela