Breaking News

27 de jun 2025

STF discute emendas parlamentares em audiência pública com Motta e Alcolumbre

STF promove audiência pública sobre emendas parlamentares e busca soluções para aumentar a transparência e a responsabilidade fiscal.

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (à esquerda), e da Câmara, Hugo Motta (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (à esquerda), e da Câmara, Hugo Motta (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Ouvir a notícia

STF discute emendas parlamentares em audiência pública com Motta e Alcolumbre - STF discute emendas parlamentares em audiência pública com Motta e Alcolumbre

0:000:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta sexta-feira, 27, uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade de execução de emendas parlamentares. O evento contará com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, que defenderão a importância das verbas indicadas pelo Legislativo.

A audiência foi convocada pelo ministro Flávio Dino, relator de ações que questionam as regras sobre emendas. Desde o ano passado, Dino tem adotado decisões que restringem pagamentos e exigem maior transparência, gerando descontentamento no Congresso. Motta expressou recentemente seu incômodo com essas decisões, o que influenciou a pauta do projeto que anulou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Dino destacou que a discussão sobre emendas parlamentares é de relevância social, econômica e jurídica. O objetivo da audiência não é tratar de denúncias ou casos de improbidade, que são abordados em inquéritos e ações penais. O advogado-geral da União, Jorge Messias, representará o governo, enquanto o ministro Jorge Oliveira falará em nome do Tribunal de Contas da União (TCU).

Participação de Especialistas

Além das autoridades, a audiência contará com a participação de especialistas, como a professora Élida Graziane Pinto, da FGV, e o economista Felipe Salto. O evento ocorre em meio a ações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo PSOL e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A falta de transparência nas emendas parlamentares é um ponto central de tensão entre o STF e o Congresso. A audiência visa reunir contribuições que ajudem a Corte a avançar nas ações, sem abordar denúncias ou casos de improbidade. O encontro será dividido em blocos, permitindo que cada convidado exponha seus argumentos.

A discussão se torna ainda mais relevante em um contexto onde a transparência e a responsabilidade fiscal são frequentemente questionadas. A nova regulamentação das emendas, aprovada em março, busca alinhar as emendas parlamentares aos critérios de transparência já aplicados às do Executivo.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela