30 de jun 2025




Moraes nega pedido de Bolsonaro e proíbe 'tumulto processual' no caso Cid
Ministro Alexandre de Moraes mantém andamento da ação penal contra Jair Bolsonaro e nega pedido de defesa sobre conta de Instagram de Mauro Cid.

Ministro Alexandre de Moraes durante sessão no plenário do STF (Foto: Fellipe Sampaio /STF/25-06-2025)
Ouvir a notícia:
Moraes nega pedido de Bolsonaro e proíbe 'tumulto processual' no caso Cid
Ouvir a notícia
Moraes nega pedido de Bolsonaro e proíbe 'tumulto processual' no caso Cid - Moraes nega pedido de Bolsonaro e proíbe 'tumulto processual' no caso Cid
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestasse sobre uma conta de Instagram do tenente-coronel Mauro Cid. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 30, e Moraes afirmou que "não será admitido tumulto processual", garantindo que o andamento da ação penal seguirá normalmente.
A PGR está prestes a apresentar suas alegações finais na ação que investiga uma suposta trama golpista. Moraes já havia estabelecido um prazo de 15 dias para que a PGR se posicione sobre a absolvição ou condenação de Bolsonaro e outros réus. A defesa, liderada pelo advogado Celso Vilardi, argumentou que a PGR deveria considerar dados da Meta e do Google, que indicam que Cid criou a conta em questão.
Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, negou em depoimento à Polícia Federal ter utilizado o perfil. Vilardi destacou que as informações da Meta mostram que a conta foi criada com um e-mail de Cid e que houve acessos simultâneos entre o Instagram e o e-mail. "As mentiras do delator se amontoam e envolvem destruição de prova," afirmou Vilardi, referindo-se à conta que foi deletada.
Em seu depoimento, Cid reiterou que não sabe quem criou a conta e negou ter conversado com o advogado Eduardo Kuntz pela plataforma. Kuntz, por sua vez, afirmou ao STF que trocou mensagens com o militar por meio da conta de Instagram. O desdobramento desse caso pode impactar significativamente a ação penal em andamento, que investiga uma tentativa de manter Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.