02 de jul 2025
Moraes decide pela manutenção da prisão de réu envolvido em golpe político
Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão de tenente coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo, implicado em tentativa de golpe de Estado.

Alexandre de Moraes, ministro do STF. (Foto: Ton Molina/STF)
Ouvir a notícia:
Moraes decide pela manutenção da prisão de réu envolvido em golpe político
Ouvir a notícia
Moraes decide pela manutenção da prisão de réu envolvido em golpe político - Moraes decide pela manutenção da prisão de réu envolvido em golpe político
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu manter a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo, implicado na tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão foi publicada nesta quarta-feira, 2 de novembro, e Azevedo está detido desde 19 de novembro do ano passado.
Azevedo faz parte do núcleo 3 da conspiração, que inclui militares do Exército e um policial federal. Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Moraes rejeitou o pedido de soltura, enfatizando a necessidade de preservar a ordem pública e a instrução processual penal.
O tenente-coronel, que era major de infantaria do Exército e atuava no Comando de Operações Especiais, é associado a um plano que visava prender ou assassinar Moraes em 15 de dezembro de 2022. A Polícia Federal ligou Azevedo ao codinome “Brasil”, que estava vinculado a um número de telefone utilizado por ele.
A decisão de Moraes reflete a gravidade das acusações e a importância de garantir a segurança e a integridade do processo judicial em andamento. A manutenção da prisão preventiva é um passo crucial para evitar qualquer interferência nas investigações que envolvem figuras de destaque na tentativa de desestabilizar o governo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.