Política

Grupo de herança confederada processa exposição em Stone Mountain

Sons of Confederate Veterans processam Stone Mountain Park por nova exposição que contextualiza sua história e desafia leis estaduais.

Vista da Escultura Memorial Confederada na Stone Mountain, Georgia, 1969. (Foto: Fox Photos/Getty Images)

Vista da Escultura Memorial Confederada na Stone Mountain, Georgia, 1969. (Foto: Fox Photos/Getty Images)

Ouvir a notícia

Grupo de herança confederada processa exposição em Stone Mountain - Grupo de herança confederada processa exposição em Stone Mountain

0:000:00

A Georgia Division of the Sons of Confederate Veterans processou o Stone Mountain Park, alegando que uma nova exposição sobre a história do local fere a legislação estadual que protege homenagens à Confederação. O parque, famoso por sua escultura confederada, tem enfrentado críticas por suas associações com a escravidão e o racismo, especialmente após os protestos de 2020.

A ação judicial alega que a decisão da Stone Mountain Memorial Association de realocar bandeiras confederadas e criar uma exposição que busca contextualizar a história do parque contraria o objetivo original de honrar a Confederação. O monumento, que apresenta figuras como Jefferson Davis, Robert E. Lee e Thomas “Stonewall” Jackson, é considerado o maior monumento confederado dos Estados Unidos.

Após os protestos de 2020, o conselho do parque decidiu implementar mudanças limitadas, incluindo a remoção de bandeiras de um trilho de caminhada e a criação de uma exposição que abordará a ligação do local com o Ku Klux Klan. A proposta da exposição, desenvolvida pela Warner Museums, examina como o trauma da guerra e da Reconstrução alimentou o movimento da Lost Cause, que reinterpreta a secessão da Confederação como uma luta por direitos estaduais.

Além disso, a exposição incluirá relatos de uma comunidade negra que habitou a região após a Guerra Civil, ampliando a narrativa além dos criadores do monumento. Em 2023, a Assembleia Legislativa da Geórgia aprovou 11 milhões de dólares para financiar a exposição e renovar o Memorial Hall, o museu do parque. Apesar de ainda não estar aberta ao público, as mudanças já provocaram reações negativas de grupos de herança confederada.

O porta-voz dos Sons of Confederate Veterans, Martin O’Toole, afirmou que a tentativa de alterar a história para se adequar à atualidade é ilegal. O Stone Mountain Park, localizado a leste de Atlanta, é promovido como um destino familiar e de trilhas. A escultura, concluída em 1972, foi iniciada pelo escultor Gutzon Borglum, que mais tarde esculpiu o Mount Rushmore.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela