08 de jul 2025
Conselho de Ética investiga deputado por declarações ofensivas a Gleisi Hoffmann
Deputado Gilvan da Federal enfrenta novo processo no Conselho de Ética e pode perder o mandato por ofensas à ministra Gleisi Hoffmann.

Deputado Gilvan da Federal (PL-ES) — Foto: Reprodução/TV Câmara
Ouvir a notícia:
Conselho de Ética investiga deputado por declarações ofensivas a Gleisi Hoffmann
Ouvir a notícia
Conselho de Ética investiga deputado por declarações ofensivas a Gleisi Hoffmann - Conselho de Ética investiga deputado por declarações ofensivas a Gleisi Hoffmann
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou um novo processo contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) nesta terça-feira, 8 de outubro. A decisão foi motivada por declarações ofensivas feitas pelo parlamentar à ministra Gleisi Hoffmann (PT) e um confronto com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
As ofensas ocorreram durante uma audiência da Comissão de Segurança Pública em abril, quando Gilvan insinuou que Gleisi deveria ser chamada de "prostituta do caramba". Essa declaração estava relacionada a uma planilha que identificava a ministra como "amante", em referência a supostos repasses irregulares da Odebrecht a políticos. O Conselho já havia suspendido Gilvan por três meses em maio, após um pedido da Mesa Diretora da Câmara.
Novas Consequências
Com a abertura deste novo processo, o deputado pode enfrentar punições adicionais, incluindo a perda do mandato. O colegiado agora avaliará se outras sanções são necessárias, ampliando as repercussões sobre Gilvan. A expectativa é que, na próxima semana, três deputados sejam sorteados para relatar o caso.
Gilvan, que está em seu primeiro mandato, já possui um histórico de declarações polêmicas. Em 2025, desejou a morte do ex-presidente Lula e, em um episódio anterior, fez comentários transfóbicos quando era vereador em Vitória (ES). Após suas declarações sobre Lula, ele admitiu que "exagerou" e pediu desculpas na tribuna da Câmara.
Impacto Político
A situação de Gilvan reflete um crescente escrutínio sobre comportamentos inadequados no ambiente legislativo, especialmente em relação a ofensas de gênero e condutas antiéticas. O desdobramento deste caso poderá impactar a imagem do deputado e a dinâmica política na Câmara, uma vez que a análise do Conselho de Ética pode resultar em sanções mais severas. O espaço permanece aberto para a manifestação do deputado sobre os novos acontecimentos.




Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.